Nas Notícias

Forte onde Salazar caiu da cadeira em estado de total abandono

O Forte de Santo António da Barra, onde António Salazar caiu da cadeira, está num “estado de total abandono”. A denúncia é do Fórum do Património, que intentou uma providência cautelar.

A providência deu entrada ontem no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, tendo sido subscrita por quatro associações que integram o Fórum.

“O edifício, classificado como imóvel de interesse público, encontra-se presentemente num estado de total abandono e tem sido objeto de repetidos atos de pilhagem e vandalismo”, descreve o pedido de providência cautelar.

Foi no Forte de Santo António da Barra, em S. João do Estoril, no concelho de Cascais, que António Salazar caiu da cadeira, a 3 de agosto de 1968.

A estrutura “data do início da ocupação filipina e teve um papel de relevo no âmbito da Restauração, constituindo uma peça importante do sistema de defesa marítima de Lisboa”.

Durante o Estado Novo, o forte de Santo António da Barra teve “uma notoriedade adicional por ser utilizado por Salazar como residência de verão”.

Com esta ação em tribunal, o Fórum do Património quer “obrigar os três ministérios com responsabilidade sobre o edifício a tomarem com urgência medidas que permitam acautelar o valioso património histórico que ele encerra”.

Em destaque

Subir