Velocidade

Fórmula E: António Félix da Costa pontua na estreia em Putrajaya

FelixDaCostaPutrajaya214FelixDaCostaPutrajaya214 600António Félix da Costa estreou-se na Fórmula E – a primeira competição internacional para monolugares elétricos – pontuando, ao terminar na oitava posição a segunda prova do novo campeonato, que este sábado se disputou no traçado urbano de Putrajaya, na Malásia.

Depois de se ter qualificado apenas em 10.º – como consequência de um toque no muro – , o piloto português da Amlin Aguri teve um começo de corrida cauteloso, tentando evitar acidentes que causaram abandonos de alguns adversários. Foi progredindo na classificação, apesar de perder tempo na necessária troca de monolugar, realizada a meio da prova.

Félix da Costa viria a conseguir ganhar dois lugares, tirando partido dos percalços sofridos por Nelson Piquet Jr e por Bruno Senna e também de uma ultrapassagem realizada na última volta a Daniel Abt.

FelixDaCostaPutrajaya314 600“Consegui recuperar posições na fase inicial, mas a paragem nas boxes não correu bem e perdemos 15 segundos e várias posições. Antes da paragem estava à frente do Lucas di Grassi e do Sebastian Buemi. Os dois terminaram no pódio, o que podia ter acontecido também comigo”, afirma o piloto de Cascais.

António Félix da Costa considera mesmo assim que a oitava posição conseguida em Putrajaya na estreia “é um bom indicativo em termos de performance”, e acrescenta: “Fiquei contente com o meu andamento, mas isso não é determinante nesta competição. É mais importante a estratégia de  gestão de baterias. E aqui existe uma margem de progressão”.

BirdPutrajaya114 600A corrida foi ganha por Sam Bird, que dominou grande parte da prova, primeiro assumindo a liderando ao deixar para trás o ‘pole position’ Oriol Serviá. Depois o inglês da Virgin realizou voltas muito rápidas antes de ser um dos últimos a trocar de monolugares, de modo a possuir uma grande vantagem sobre os adversários quando todos completaram a troca de carros.

Lucas di Grassi conseguiu terminar na segunda posição, à frente de Sebastien Buemi, e dessa forma manteve a liderança no campeonato, que vai prosseguir agora no Uruguai, com uma prova em traçado urbano, agora na cidade costeira de Punta del Este.

Classificação

1.º Sam Bird (Virgin) 51m11,979s

2.º Lucas di Grassi (Abt) + 4,175s

3.º Sebastien Buemi (eDams) + 5,739s

4.º Nicolas Prost (eDams) + 9,552s

5.º Jerome D’Ambrosio (Dragon) + 13,722s

6.º Karun Chandhok (Mahindra) + 17,158s

7.º Oriol Servia (Dragon) + 18,621s

8.º António Félix da Costa (Amlin Aguri) + 19,926s

9.º Jaime Alguersuari (Virgin) + 20,053s

10.º Daniel Abt (Abt) + 45,663s

Em destaque

Subir