Fórmula 1

Fórmula 1: Vettel vence na Bélgica e cimenta liderança no campeonato

Vettel Belgica 2 210F1 BelgicaSebastian Vettel deu um passo importante em direção ao seu quarto título mundial de Fórmula 1 ao vencer o Grande Prémio da Bélgica de Fórmila 1. O alemão da Red Bull dominou por completo a corrida disputada este domingo em Spa-Francorchamps, depois de assumir a liderança no decorrer da primeira volta.

Vettel Belgica 2Apesar de Lewis Hamilton arrancar da ‘pole position’ e ter feito uma boa largada, Vettel acabaria por levar a melhor sobre o inglês da Mercedes na primeira passagem por Le Combes. Depois conseguiria ganhar vantagem suficiente para recuperar a liderança após cada ciclo de paragem nas boxes.

Já Hamilton não se deu bem com Spa, pois não só perdeu contacto com Vettel como viu Fernando Alonso aproximar-se, mercê de um andamento superior, pois o seu Ferrari funcionou muito melhor com as misturas de pneus escolhidas pela Pirelli para a prova belga.

No último terço da corrida o espanhol, que arrancara apenas da nona posição da grelha mas fizera uma excelente partida, passou para a segunda posição, relegando o inglês da Mercedes para o último lugar do pódio.

RosbergBelgica1As dificuldades de pneus sentidas pela Mercedes em Spa acabaram por não permitir também a Nico Rosberg ir além da quarta posição final, apesar do excelente início de corrida do alemão, deixando-o no final a defender o resultado dos ataques de Mark Webber, que fez um mau arranque mas que levaria o segundo Red Bull ao quinto posto final.

Jenson Button foi um dos pilotos que fez uma largada fulgurante, e durante grande parte da corrida pareceu capaz de lutar por um lugar entre os quatro primeiros. Só que infelizmente para o inglês da McLaren os pneus duros que montou a meio da prova acabariam por se degradar, obrigando-o a uma segunda paragem nas boxes que o relegou para o sexto lugar.

Longe das posições cimeiras após um mau arranque, Felipe Massa foi obrigado a jogar na estratégia para recuperar várias posições perdidas no começo da prova, acabando por levar o segundo Ferrari ao sétimo posto.

Também atrasado no começo da corrida, Romain Grosjean jogou numa estratégia de uma só paragem, e acabou por terminar entre os oito primeiros no único Lotus que concluiu a prova, já que problemas nos travões forçaram Kimi Raikkonen ao seu segundo abandono da época.

Quando se esperava que o ‘out-sider’ em destaque em Spa fosse Paul di Resta, face ao quinto lugar na grelha de partida, uma colisão que valeu uma penalização de ‘stop & go’ a Pastor Maldonado acabou por permitir a Adrian Sutil ser o piloto de serviço da Force India a pontuar.

Classificação

1.º Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) 1h23m42,196s

2.º Fernando Alonso (Ferrari) + 16,868s

3.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 27,734s

4.º Nico Rosberg (Mercedes) + 28,872s

5.º Mark Webber (Red Bull-Renault) + 33,845s

6.º Jenson Button (McLaren-Mercedes) + 40,794s

7.º Felipe Massa (Ferrari) + 53,922s

8.º Romain Grosjean (Lotus-Renault) + 55,846s

9.º Adrian Sutil (Force India-Mercedes) + 1m09,541s

10.º Daniel Ricciardo (Toro Rosso-Ferrari) + 1m13,470s

Campeonato do Mundo – Pilotos

1.º Vettel 172 pontos

2.º Raikkonen 134

3.º Alonso 133

4.º Hamilton 124

5.º Webber 105

6.º Rosberg 84

7.º Massa 61

8.º Grosjean 49

9.º Button 39

10.º Di Resta 36

Em destaque

Subir