Fórmula 1

Fórmula 1: Vettel vence em Monza e dá mais um passo em direção ao título

VettelMonza 1VettelMonza 1bigSebastian Vettel venceu o Grande Prémio de Itália de Fórmula 1, disputado este domingo no Autódromo de Monza, e aumentou a sua vantagem na liderança do campeonato do Mundo.

O campeão do Mundo soube aproveitar a ‘pole position’ fazendo um bom arranque e afastando-se rapidamente dos seus mais diretos perseguidores, nomeadamente Fernando Alonso, que depois de uma partida fulgurante conseguiu deixar para trás Mark Webber e o seu companheiro de equipa Felipe Massa.

Depois o espanhol da Ferrari foi em busca de Vettel, mas o alemão da Red Bull mostrou-se inatacável, gerindo a sua vantagem sobre Alonso, que teve de se contentar com a segunda posição, saindo de Monza com 53 pontos de desvantagem para o campeão do Mundo.

F1 monza 1big

Webber foi surpreendido na largada pelos dois pilotos da Ferrari, mas conseguiria recuperar uma posição a Felipe Massa ao longo da prova e chegar ao último lugar do pódio. O australiano ainda chegou a atacar Fernando Alonso, mas dificuldades no seu Red Bull não lhe permitiriam desfeitear o espanhol.

Atrás dos quatro primeiros Nico Hulkenberg fez a sua melhor corrida ao serviço da Sauber. Depois de arrancar da terceira posição, o alemão viu-se surpreendido pelos dois pilotos da Ferrari, mas a partir dessa altura conseguiu manter a quinta posição e não permitir a aproximação de Nico Rosberg, que fez uma prova solitária no sexto posto.

HulkenbergMonza 1big

Daniel Ricciardo também esteve em bom plano, ao levar o único Toro Rosso sobrevivente à sétima posição final, após uma corrida muito consistente que reforça a escolha da Red Bull para a próxima temporada.

Embora tendo iniciado a corrida de posições muito recuadas, partindo inclusivamente atrás do seu companheiro de equipa, uma corrida consistente e uma boa estratégia deram a Romain Grosjean o oitavo lugar final, que o francês da Lotus defendeu com ‘unhas e dentes’ dos ataques de Lewis Hamilton nas derradeiras voltas.

O inglês da Mercedes sentiu dificuldades ao ter de arrancar do 11.º lugar, e teve de batalhar arduamente para chegar aos pontos, que só lhe sorriram perto do final. Objetivo que Kimi Raikkonen não conseguiu num fim-de-semana que certamente procurará esquecer.

Classificação
1.º Sebastian Vettel (Red Bull) 1h18m33,352s
2.º Fernando Alonso (Ferrari) + 5,467s
3.º Mark Webber (Red Bull) + 6,350s
4.º Felipe Massa (Ferrari) + 9,361s
5.º Nico Hulkenber (Sauber) + 10,355s
6.º Nico Rosberg (Mercedes) + 10,999s
7.º Daniel Ricciardo (Toro Rosso) + 32,329s
8.º Romain Grosjean (Lotus) + 33,130s
9.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 33,527s
10.º Jenson Button (McLarem) + 38,327s
11.º Kimi Raikkonen (Lotus) + 38,695s
12.º Sergio Perez (McLaren) + 39,765s
13.º Esteban Guiterrez (Sauber) + 40,880s
14.º Pastor Maldonado (Williams) + 49,085s
15.º Valtteri Bottas (Williams) + 56,827s
16.º Adrian Sutil (Force India) + 1 volta
17.º Charles Pic (Caterham) + 1 volta
18.º Giedo Van der Garde (Caterham) + 1 volta
19.º Jules Bianchi (Marussia) + 1 volta
20.º Tom Chilton (Marussia) + 1 volta

Em destaque

Subir