Fórmula 1

Fórmula 1: Vettel triunfa nos Estados Unidos e soma sétima vitória consecutiva

SebastianVettel2 210SebastianVettel2 bigSebastian Vettel venceu o Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, disputado este domingo no Circuito das Américas, em Austin (Texas). Tratou-se do sétimo triunfo consecutivo – um novo recorde para o tetracampeão do Mundo, que já conta com uma dúzia de êxitos esta temporada.

Foi uma vitória quase sem história para Vettel, que aproveitando a ‘pole position’ se foi positivamente ‘embora’ na altura em que se acendeu o semáforo verde, afastando-se rapidamente dos seus mais diretos perseguidores.

O alemão da Red Bull impôs-se por uma margem pouco superior a seis segundos porque nas últimas voltas aliviou o ritmo, porque a sua equipa lhe disse que não havia mais nada em jogo senão a vitória na prova.

A equipa campeã do Mundo bem gostaria de ter saído de Austin com mais uma ‘dobradinha’, mas um mau começo de corrida por parte de Mark Webber acabou por inviabilizar esse objetivo. O australiano, deixou-se surpreender na largada por Romain Grosjean e Lewis Hamilton.

Embora tenha jogado na estratégia e no facto do Red Bull gerir melhor os pneus da Pirelli, Webber apenas conseguiria recuperar uma posição a Hamilton voltas mais tarde. Mas quando procurou alcançar Grosjean e tirar-lhe o segundo posto o francês da Lotus soube responder e inviabilizar a utilização do sistema DRS, que poderia funcionar como aliado do australiano, que assim teve de se contentar com o último lugar do pódio.

LewisHamilton bigLuta também houve pela quarta posição, que Lewis Hamilton acabou por assegurar graças á estratégia seguida. O inglês da Mercedes foi aconselhado pela sua equipa a poupar pneus e não resistir a Mark Webber quando o australiano quis recuperar o terceiro posto, e depois teve pneus para responder a Fernando Alonso quando ele tentou aproximar-se do inglês.

O espanhol da Ferrari teve que se contentar com a quinta posição, que viu ameaçada por Nico Hulkenberg a poucas curvas da meta, devido ao ‘forcing’ que realizara na tentativa de aproximação a Hamilton.

ValtteriBottas2 bigAtrás de Hulkenberg, que voltou a efetuar uma prova notável aos comandos do Sauber merece destaque os primeiros pontos conseguidos por Valtteri Bottas. Um justo prémio para o finlandês da Williams, que teve o seu melhor fim-de-semana da época, já que arrancando da nona posição conseguiu manter-se entre os oito primeiros desde o começo até final.

Classificação

1.º Sebastian Vettel (Red Bull) 1h39m17,148s

2.º Romain Grosjean (Lotus) + 6,284s

3.º Mark Webber (Red Bull) + 8,396s

4.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 27,358s

5.º Fernando Alonso (Ferrari) + 29,592s

6.º Nico Hulkenberg (Sauber) + 30,400s

7.º Sergio Perez (McLaren) + 46,692s

8.º Valtteri Bottas (Williams) + 54,509s

9.º Nico Rosberg (Mercedes) + 59,114s

10.º Jenson Button (McLaren) + 1m17,178s

11.º Daniel Ricciardo (Toro Rosso) + 1m21,004s

12.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) + 1m24,574s

13.º Felipe Massa (Ferrari) + 1m26,914s

14.º Esteban Gutierrez (Sauber) + 1m31,707s

15.º Heikki Kovalainen (Lotus) + 1m35,063s

16.º Paul di Resta (Force India) + 1m36,853s

17.º Pastor Maldonado (Williams) + 1 volta

19.º Giedo Van der Garde (Caterham) + 1 volta

20.º Charles Pic (Caterham) + 1 volta

22.º Max Chilton (Marussia) + 2 voltas

Em destaque

Subir