Fórmula 1

Fórmula 1: Valtteri Bottas dá o mote no primeiro dia de testes em Abu Dhabi

BottasTestAbuDhabi114BottasTestAbuDhabi114 600Valtteri Bottas obteve o melhor tempo no primeiro dia de testes de pós-temporada que estão a decorrer no circuito de Yas Marina, no Abu Dhabi.

O finlandês da Williams, que foi terceiro na última corrida do ano realizada no domingo no mesmo traçado, efetuou a sua melhor volta em 1m43,396s, batendo por 0,492s Kimi Raikkonen, que nesta primeira jornada guiou o Ferrari.

Bottas, tal como seu compatriota, utilizou os pneus mais macios da Pirelli, conseguindo progressivamente ir melhorando as suas marcas ao longo das 80 voltas realizadas.

Atrás de Raikkonen, que perfez mais uma volta do que Bottas, situou-se Nico Rosberg, que tripulou o Mercedes neste primeiro dia e completou 114 voltas ao traçado de Yas Marina. O alemão ficou a 1,116s da marca efetuada pelo finlandês da Williams.

PalmerTestAbuDhabi114 600Entre as novas caras, Jolyon Palmer foi o mais veloz. O britânico, que este ano se sagrou campeão de GP2, esteve aos comandos do Force India, mas apenas completou 37 voltas, a melhor das quais lhe proporcionou o quarto melhor registo, mas já a mais de dois segundos de Valtteri Bottas.

Já Max Verstappen teve um dia mais comprido e mais complicado. O holandês, que já está a preparar a sua primeira época de Fórmula 1, não conseguiu evitar uma saída de pista e as barreiras, aparentemente devido a uma falha na suspensão do Toro Rosso. Depois teve um problema de motor já perto do final da sessão. Daí que tenha completado pouco mais do que meia centena de voltas.

Quanto a Stoffel Vandoorne, a sua estreia aos comandos do McLaren Honda também não foi isenta de problemas, só conseguindo efetuar três voltas. Os problemas elétricos sentidos no começo do dia foram apenas parte das dificuldades sentidas pelo MP4-29H, que mais tarde ficou mesmo parado em pista.

VandoorneTestAbuDhabi114 600Apesar dos problemas, Eric Boullier confia que a nova associação com a Honda vai dar os seus frutos brevemente. O diretor da McLaren afirma mesmo que o objetivo imediato tem de ser as vitórias.

“Todos queremos ir para Melbourne pensando que podemos ganhar a corrida. Sei que podemos sonhar, mas estamos a fazer tudo para atingir este objetivo, porque é a única forma que conseguirmos o que queremos”, declarou o francês.

“Tanto a Honda como a McLaren querem ganhar o mais rapidamente possível e o objetivo é obviamente colocar a pressão certa onde precisámos para nos assegurarmos que podemos ter êxito o mais depressa possível”, considerou Boullier.

O diretor da McLaren não valoriza os problemas sentidos no primeiro dia dos testes em Abu Dhabi, pois a equipa está ainda num período onde está a avaliar a fiabilidade dos vários componentes, não apenas do motor como também dos sistemas de recuperação de energia.

 “Vamos precisar de 10 tentativas antes de entrarmos numa outra fase, que é fazer turnos mais longos para perceber se tudo funciona bem, que não é possível perceber apenas ao cabo de três voltas”, assumiu Eric Boullier.

Em destaque

Subir