Fórmula 1

Fórmula 1 testa nova solução para proteção do ‘cockpit’

Um novo sistema de proteção do ‘cockpit’ dos Fórmula 1, designado como ‘Shield’ vai ser testado esta semana em Silverstone, durante o primeiro treino do Grande Prémio da Grã-Bretanha, antecipando um ensaio que estava inicialmente previsto para a prova italiana do calendário.

Aparentemente é uma solução muito idêntica ao ‘Aeroscreen’ proposto anteriormente num Red Bull. A FIA divulgou este ‘Shield’ numa imagem com um Williams, mas vai ser testado num Ferrari.

Embora não sendo um assunto consensual, a questão tem sido um tópico levantado pela Federação Internacional do Automóvel, com diversos tipos de ‘halo’ protetor a serem experimentados por todas as equipas.

Charlie Whiting, Diretor de Prova da FIA, já disse há outras soluções em cima da mesa, não se sabendo se todas serão avaliadas, mas os próximos meses poderão ser aproveitados para isso, já que a entidade federativa que perceber da sua eficácia antes de aprovar qualquer ideia a tempo de a adotar em 2018.

Há quem considere o ‘Shield’ uma excelente opção, por ser mais fácil de integrar no atual design dos monolugares de Fórmula 1, mas também há quem seja crítico, como é o caso de Christian Horner, da Red Bull, para quem não se deve apressar uma conclusão só para ter a solução escolhida dentro de dois anos.

“Há toda uma série de questões. Não tendo a certeza se serão as mesmas que tivemos quando testamos o Aeroscree e o Halo fizeram e o efeito catastrófico que uma peça a ‘voar’ batendo-lhe pode provocar”, considerou Horner.

Em destaque

Subir