Fórmula 1

Fórmula 1: Rosberg na ‘pole position’ na Alemanha e Hamilton despista-se

RosbergAlemanha114RosbergAlemanha114 600Nico Rosberg garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio da Alemanha de Fórmula 1, que este domingo se disputa no circuito de Hockenheim, após uma qualificação que logo no início foi marcada pelo despiste de Lewis Hamilton.

Com o inglês da Mercedes fora das segunda e terceira sessões, Rosberg teve o caminho mais desempedido para garantir a primeira posição da grelha de partida para a corrida de domingo. Depois de ter sido o mais veloz na Q1 e na Q2, o alemão lançou o seu ataque no começo da derradeira qualificação.

Uma volta em 1m16,540s acabou por dar a ‘pole’ a Nico Rosberg, que na sua derradeira tentativa já não conseguiu ser tão rápido. No entanto foi o suficiente para deixar Valtteri Bottas a mais de duas décimas.

O finlandês da Williams já tinha mostrado na segunda qualificação que seria o grande adversário de Rosberg, e confirmou-o na Q3, sendo também o único piloto para além do alemão a rodar a baixo de 1m17s.

Confirmando o bom momento da Williams, Felipe Massa acabou por garantir a terceira posição da grelha, ainda que o brasileiro tenha ficado a mais de três décimas do seu companheiro de equipa.

MagnussenAlemanha114 600Mas a sensação da terceira qualificação acabou por ser Kevin Magnussen. Para além de ser o único piloto da McLaren a atingir a Q3, o dinamarquês logrou bater os dois pilotos da Red Bull e Fernando Alonso e garantir um lugar na segunda fila da grelha.

Desta vez Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel não conseguiram ser os melhores opositores dos Mercedes, ainda que o australiano e o alemão da Red Bull possam, largando da terceira fila, almejar o pódio na corrida de domingo.

O sétimo lugar de Fernando Alonso é um ‘magro’ consolo para a Ferrari, que viu Kimi Raikkonen falhar a passagem à Q3, tal como sucedeu com Jenson Button na McLaren, graças a Sergio Perez.

Aliás surpreendeu o facto de tanto o mexicano como Nico Hulkenberg terem chegado à terceira qualificação, já que este ano os Force India se têm mostrado mais competitivos em corrida do que nos treinos cronometrados.

Mas o grande derrotado do dia foi mesmo Lewis Hamilton, com o seu despiste na zona do estádio mesmo no começo da Q1. Aparentemente a saída de pista deveu-se a uma falha nos travões do Mercedes n.º 44, que vai obrigar o inglês a partir apenas do 16.º lugar da grelha.

HamiltonAlemanha114 600Resultado da qualificação

1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m16,540s

2.º Valtteri Bottas (Williams) 1m16,759s

3.º Felipe Massa (Williams) 1m17,078s

4.º Kevin Magnussen (McLaren) 1m17,214s

5.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m17,273s

6.º Sebastian Vettel (Red Bull) 1m17,577s

7.º Fernando Alonso (Ferrari) 1m17,649s

8.º Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1m17,965s

9.º Nico Hulkenberg (Force India) 1m18,014s

10.º Sergio Perez (Force India) 1m18,035s

Em destaque

Subir