Nico Rosberg garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, que este domingo se disputa no Circuito da Catalunha, em Barcelona. Isto após uma terceira sessão (Q3) de qualificação dominada pela Mercedes, já que Lewi Hamilton garantiu a segunda posição da grelha ao gastar apenas mais 0,254s do que o seu companheiro de equipa.
Após duas sessões onde a principal preocupação foi garantir os tempos mínimos para ter acesso à Q3, e algumas equipas poupar também as misturas mais duras de pneus, Rosberg derrotou toda a oposição ao efetuar, por duas vezes, a melhor volta do fim-de-semana, ao rodar primeiro em 1m20,8s, e depois em 1m20,718s.
Os dois pilotos da Mercedes foram, aliás, os únicos a conseguirem rodar na ‘casa’ de 1m20s, já que Sebastian Vettel, autor do terceiro registo, ficou a 0,336s da marca que deu a ‘pole’ a Nico Rosberg.
Assim sendo o campeão do Mundo vai largar da segunda fila da grelha de partida, que divide com Kimi Raikkonen. O finlandês da Lotus nem começou muito bem a terceira sessão de qualificação, sendo inclusivamente mais lento do que o seu companheiro de equipa Romain Grosjean, mas depois conseguiu na sua última tentativa chegar ao quarto melhor registo ao gastar pouco mais de uma décima que Vettel.