Fórmula 1

Fórmula 1 regressa ao formato de qualificação da época passada

SHANGHAI, CHINA - APRIL 18:  Cars come in for tyre change during the Chinese Formula One Grand Prix at the Shanghai International Circuit on April 18, 2010 in Shanghai, China.  (Photo by Paul Gilham/Getty Images)

A Fórmula 1 vai regressar ao formato de qualificação que estava vigente na temporada de 2015. Isto é uma eliminação por três segmentos em vez da eliminação a cada 90 segundos das três sessões, como sucedeu nos dois primeiros grandes deste ano.

A decisão foi tomada esta quinta-feira no Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) após uma reunião com as equipas e o ‘patrão’ da disciplina, Bernie Ecclestone.

Todas as 11 equipas, numa carta dirigida ao presidente da FIA, Jean Todt, e a Ecclestone afirmaram estar contra a ideia de uma qualificação agregada e expressaram o seu desejo de reverter o formato para o usado no ano passado.

Todt e Ecclestone, que iniciamente não queriam apoiar o regresso ao antigo formato, pediram às equipas para considerarem um novo sistema de duas voltas agregadas, mas a carta surpreendente forçou-os a repensarem os seus planos.

As equipas de Fórmula 1, os pilotos e os fãs expressaram a sua frustração pela trapalhada em que se tinha transformado a qualificação e o novo sistema proposto pelo presidente da FIA foi descrito por Sebastian Vettel como uma ideia de ‘m#”da’.

Desta forma no próximo Grande Prémio da China deverá estar de regresso o anterior formato, ainda que tal tenha ainda de passar pela aprovação da comissão da F1 da FIA e do Grupo Estratégico de Trabalho, antes de ser ratificado pelo Conselho Mundial da Federação Internacional.

Em destaque

Subir