Fórmula 1

Fórmula 1: Proibição de indicações aos pilotos também extensível aos muros das boxes

F1pitboardsMessages114F1pitboardsMessages114 600A proibição de certo tipo de indicações via rádio aos pilotos na Fórmula 1 a partir do próximo fim-de-semana, no Grande Prémio de Singapura, também é extensível aos placards que as equipas costumar mostrar nos muros das boxes.

Num documento de três páginas a Federação Internacional do Automóvel enviou uma diretiva técnica às equipas a confirmar que as comunicações proibidas via rádio também se aplicam aos placards exibidos durante os eventos.

Charlie Whiting precisou qual tipo de informação podia ou não podia ser partilhada com os pilotos enquanto eles estão em pista. E agora situações como dizer a um piloto para ser mais rápido do que o rival não é permitido, tal como não é dizer-lhe para alterar determinado acerto do carro a partir dos comandos existentes no volante sobre que combustúvel deve ou não gerir.

Mensagens contendo atualizações sobre pressão de pneus ou avisos sobre desgaste de travões ou temperaturas está também proibida, embora nestas áreas específicas venham a caminho restrições mais precisas a partir do Grande Prémio do Japão.

Há informação que ainda pode ser partilhada por rádio ou placards, que inclui tempos por volta ou detalhes de um setor ou voltas realizadas por outro piloto, bem como tempos por volta de outro piloto, diferença para outro piloto, escolha de pneu para o próximo turno, aviso de furo, se certas bandeiras estão a ser mostradas, a saída do safety car para a pista ou como está o asfalto.

Em destaque

Subir