Fórmula 1

Fórmula 1: Nova temporada pode ser continuidade da anterior

f1 2013 1O arranque do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, este fim de semana na Austrália, pode revelar uma continuidade da época anterior, com a Red Bull a desempenhar novamente o papel de principal favorita.

f1 2013 1 big

À imagem do que sucedeu em 2012, a equipa campeã do Mundo aposta na continuidade para a última época com os atuais regulamentos, pelo que o novo RB9 é mais uma evolução do seu bem sucedido antecessor.

Tal como no ano passado, a formação de Milton-Keynes não se destacou nos testes de Inverno, mas isso pode ter sido uma forma de, mais uma vez, a Red Bull esconder o jogo, para depois ‘abrir o livro’ quando vierem as corridas.

A aposta na mesma dupla de pilotos também permite manter Sebastian Vettel como um dos grandes favoritos à conquista de um quarto título, mantendo-se Mark Webber num papel de suporte ao alemão, ainda que vozes digam que esta é a última oportunidade para o australiano se afirmar dentro da equipa.

Entre os opositores da Red Bull volta a figurar a Ferrari, que volta também a apostar nos mesmos pilotos, sendo que Fernando Alonso é aquele que já demonstrou ser capaz de lutar pelo título como fez em 2012.

A grande mudança na equipa de Maranello para dar o passo em frente para ‘bater o pé’ à Red Bull parece ter sido o facto de ter concebido o novo F138 num túnel de vento que não o seu – nas instalações da Toyota Motorsport em Colónia (Alemanha).

E se as mudanças técnicas esperadas na Ferrari são o mote para uma temporada algo melhor para os lados de Maranello, talvez não o sejam para outra das formações de topo, a McLaren.
Na equipa de Woking o MP4-28 poderá ter nas alterações à sua filosofia de conceção o maior obstáculo para ganhar, pelo menos nas primeiras corridas do ano, pois o tipo de suspensões utilizadas no novo monolugar devem levar o seu tempo a compreender.

Por outro lado, o facto de ao lado de Jenson Button estar agora um piloto que vai apenas para a sua segunda época de F1, como é Sergio Perez, pode ser uma desvantagem. Depois o mexicano não é conhecido por ser tão agressivo como o piloto que foi substituir, Lewis Hamilton.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir