Fórmula 1

Fórmula 1: Nico Rosberg vence na Áustria no domínio da Mercedes

RosbergAustria214RosbergAustria214 600Nico Rosberg somou a sua terceira vitória da temporada, ao impor-se no Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1, que este domingo se disputou no Red Bull Ring em Spielberg. Uma prova dominada pelos pilotos da Mercedes, que suplantaram os rivais da Williams, superiores na qualificação de sábado.

Apesar de no começo da prova Felipe Massa ter arrancado bem e ter comandado, com Valtteri Bottas a segui-lo depois de ter recuperado o segundo posto após uma má partida, Nico Rosberg e Lewis Hamilton – depois de um arranque fulminante subindo de nono para quinto, e depois para quarto, os dois pilotos da Mercedes acabariam por levar a melhor.

Bastaram as primeiras paragens nas boxes para colocarem Rosberg e Hamilton na frente de Bottas, já que Massa fez um ‘pit-stop’ mais lento e atrasou-se irremdiavelmente.

Depois, o ritmo imposto após as segundas paragens deixou os dois homens da Mercedes mais longe dos da Williams, deixando a discussão pela vitória entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton.

O duelo entre os dois pilotos da Mercedes ficou decidido nas últimas voltas com dois erros do inglês, que travaram a sua aproximação ao alemão, que desta forma aumentou a sua vantagem no campeonato para 27 pontos.

BottasAustria214 600A Bottas restou o último lugar do pódio, a premiar a boa prova do finlandês e a evolução realizada pelos Williams, muito competitivos no Red Bull Ring, enquanto Massa conseguiu resistir a um ataque tardio de Fernando Alonso no final da prova.

O espanhol da Ferrari foi mais uma vez mais rápido do que o seu companheiro de equipa Kimi Raikknen, que terminou no último lugar do pódio mercê de um último ‘pit-stop’ tardio de Jenson Button.

Valeu à McLaren o sétimo lugar de Kevin Magnussen, que o dinamarquês teve de defender com ‘unhas e dentes’ dos ataques de Daniel Ricciardo, o único piloto da Red Bull a concluir a prova, face ao abandono precoce de Sebastian Vettel.

Uma estratégia diferente de todos os seus adversários permitiu a Sergio Perez levar o melhor dos Force India à sexta posição, num contraste com o seu companheiro de equipa Nico Hulkenberg, que foi apenas nono.

PerezAustra214 600Classificação

1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1h27m54,976s

2.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 1,932s

3.º Valtteri Bottas (Williams) + 8,172s

4.º Felipe Massa (Williams) + 17,358s

5.º Fernando Alonso (Ferrari) + 18,553s

6.º Sergio Perez (Force India) + 28,546s

7.º Kevin Magnussen (McLaren) + 32,031s

8.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 43,522s

9.º Nico Hulkenberg (Force India) + 44,137s

10.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 47,777s

Em destaque

Subir