Nico Rosberg alcançou a sua segunda ‘pole position’ para o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, que este domingo se disputa nas ruas do Principado. Numa luta entre Mercedes, o alemão realizou a sua melhor volta em 1m15,989s no começo da terceira sessao de qualificação, batendo o seu companheiro de equipa Lewis Hamilton por menos de uma décima de segundo.
Rosberg ainda tentou melhorar a sua marca, mas falhou no seu objetivo ao abortar a travagem para a curva Mirabeau, embora Hamilton não tenha conseguido melhorar o seu registo, até pela amostragem das bandeiras amarelas.
O alemão da Mercedes confirmou o favoritismo já patenteado na segunda qualificação, onde os pilotos da Red Bull foram os que mais se aproximaram dos monolugares da formação de Brackley, sobretudo Daniel Ricciardo, que acabou por garantir o terceiro lugar da grelha de partida, arrancando ao lado do seu companheiro de equipa Sebastian Vettel.
Se o campeão do Mundo ultrapassou alguns problemas no sistema de recuperação de energia (ERS) do seu carro e garantiu o quarto melhor tempo, os pilotos da Ferrari tiveram de se contentar com a terceira fila da grelha, com Fernando Alonso a ser ligeiramente mais rápido do que Kimi Raikkonen.
A grande surpresa veio mesmo dos Toro Rosso, sobretudo de Jean-Éric Vergne, que conseguiu o sétimo tempo, diante do único piloto da McLaren que atingiu a Q3, Kevin Magnussen, enquanto o novato Daniil Kvyat logrou o nono registo, diante de Sergio Perez, o único piloto da Force India a atingir a derradeira sessão de qualificação.
Tanto Jenson Button, como Nico Hulkenberg ou os pilotos da Williams quedaram-se pela Q2, sendo que Filipe Massa nem sequer pôde ir para a pista nessa sessão, depois de se envolver numa colisão com Marcus Ericsson, depois do sueco perder o controlo do seu Caterham em Mirabeau.
Resultado da qualificação
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m15,989s
2.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m16,048s
3.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m16,384s
4.º Sebastian Vettel (Red Bull) 1m16,547s
5.º Fernando Alonso (Ferrari) 1m16,686s
6.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m17,389s
7.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 1m17,540
8.º Kevin Mgnussen (McLaren) 1m17,555s
9.º Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1m18,090s
10.º Sergio Perez (Force India) 1m18,327s