Fórmula 1

Fórmula 1: Mensagens rádio em código vão ser proibidas a partir do GP de Singapura

F1radio114F1radio114 600As mensagens em código para os pilotos via rádio vão passar a ser proibidas na Fórmula 1 a partir do Grande Prémio de Singapura. A Federação Internacional do Automóvel disse às equipas que qualquer comunicação que ajude o desempenho do piloto ou do carro não será autorizada.

Esta medida da FIA visa reforçar o Artigo 20.1 do regulamento desportivo da F1 que diz que os pilotos devem guiar os seus carros sem ajudas. E a medida será introduzida apenas em Singapura para dar tempo às equipas para se adaptar.

Na mira da entidade desportiva internacional estão instruções em código dadas aos pilotos a partir dos muros que lhes permitiam mudar o acerto de coisas tão diversas como difrenciais, travões ou mapeamento de motor.

Questionado sobre a possibilidade das equipas poderem utilizar códigos secretos e uma linguagem diferente um porta-voz da FIA afirmou claramente que tal não seria tolerado, por infringe precisamente o Artigo 20.1.

Apesar de existirem 22 pilotos para escutar, a Federação Internacional do Automóvel deixou claro que cada conversa por rádio será monitorizada e gravada para assegurar que não há infrações à regra.

F1radio214 600Se existirem instruções dadas aos pilotos, então tal será reportado aos comissários desportivos com a possibilidade de penalizações de ‘stop & go’. “Caberá aos comissários decidir se o castigo é desportivo ou monetário”, acrescentou o porta-voz da FIA.

A política de tolerância zero relativamente ao assunto tem linhas mestras, que passamos a enunciar.

 

Será permitido

 

Dizer ao piloto quando pode parar nas boxes para mudar de pneus

Ordens de equipa para ultrapassar ou deixar o companheiro de equipa passar

Avisar um piloto sobre tráfego em pista durante a qualificação ou corrida

Aviso de segurança de bandeiras amarelas, vermelhas ou perigos em pista

 

Será proibido

 

Informar o piloto para mudar afinações do carro para melhorar desempenho

Informar o piloto sobre consumo de combustível e gestão do andamento

Informar o piloto sobre o seu desempenho em setores e onde ele melhora

Informar o piloto sobre o estado dos seus pneus

Informar o piloto da melhor forma de fazer a volta de formação e partida

 

Em destaque

Subir