Fórmula 1

Fórmula 1: Lewis Hamilton vence em Abu Dhabi e arrebata segundo título

HamiltonAbuDhabi214HamiltonAbuDhabi214 600Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio do Abu Dhabi, que este domingo encerrou a temporada de Fórmula 1 no circuito de Yas Marina, obtendo o seu segundo título mundial.

O inglês da Mercedes começou a construir o seu triunfo logo no começo da corrida, quando assumiu a liderança mal se acendeu o semáforo verde, antecipando-se ao seu companheiro de e rival Nico Rosberg, que tinha largado da ‘pole position’.

Foi o sinal do que estava para vir, já que a meio da prova o alemão já sentia problemas no sistema de recuperação de energia (ERS) do seu Mercedes, acabando por perder a segunda posição que ocupara até então.

A partir de então Rosberg foi perdendo sucessivamente posições, permitindo que Felipe Massa assumisse a perseguição a Hamilton. A equipa Mercedes ainda pediu a Nico que rumasse às boxes a duas voltas do final, mas mesmo com o seu carro em andamento muito lento o germânico preferiu conclir a corrida, ainda que somente na 14.ª posição.

MassaAbuDhabi114 600O título estava entregue a Lewis Hamilton, que pela segunda vez se sagrou campeão do mundo, coroando-o com o triunfo, mesmo se nas últimas voltas viu Felipe Massa aproximar-se rapidamente, já que os pneus do brasileiro estavam mais novos do que os do britânico.

A Mercedes terminou a temporada com um novo recorde de vitórias numa só época de Fórmula 1, com este triunfo de Hamilton a elevar o ‘score’ para 16 êxitos em 19 grandes prémios.

Do azar de Nico Rosberg também beneficiou Valtteri Bottas para terminar na terceira posição, permitindo que pela primeira vez esta época ambos os pilotos da Williams concluissem uma corrida no pódio.

Só que o finlandês foi obrigado a uma recuperação de fortuna, depois de ter tido uma má partida, e só após a segunda paragem nas boxes de Daniel Ricciardo conseguiu ascender à terceira posição, resultado que lhe permitiu selar o quarto lugar no campeonato.

RicciardoAbuDhabi114 600A consistência de Ricciardo justificou o quarto posto final, depois do australiano ter arrancado das boxes, tal como o quinto lugar de Jenson Button, naquela que poderá ter sido a última corrida de Fórmula 1 do inglês da McLaren, já que se prevê que seja substuído na próxima época por Fernando Alonso.

Também em tempo de despedidas, Sebastian Vettel despediu-se da Red Bull – antes de ingressar na Ferrari – com um modesto oitvo posto, enquanto Alonso não foi além da nona posição no seu último grande prémio pela Ferrari.

Classificação

1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h39m02,619s

2.º Felipe Massa (Williams) + 2,576s

3.º Valtteri Bottas (Williams) + 28,880s

4.º Daniel Ricciardo (Red Bull) +37,237s

5.º Jenson Button (McLaren) + 1m00,334s

6.º Nico Hulkenberg (Force India) + 1m02,148s

7.º Sergio Perez (Force India) + 1m11,060s

8..º Sebastian Vettel (Red Bull) + 1m12,045s

9.º Fernando Alonso (Ferrrari) + 1m25,813s

10.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m27,820s

Em destaque

Subir