Fórmula 1

Fórmula 1: Lewis Hamilton tira ‘pole position’ a Daniel Ricciardo a ferros na Austrália

Lewis Hamilton gpaustralia 2014Lewis HamiltonLewis Hamilton garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio da Austrália, primeira prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, que este domingo se disputa no circuito de Albert Park, em Melbourne.

Mas foi uma primeira posição da grelha de partida tirada a ferros pelo inglês da Mercedes, já que a poucos instantes do final da qualificação o melhor tempo pertencia a Daniel Ricciardo.

O australiano, a realizar a sua primeira prova ao serviço da campeã Red Bull, foi a grande sensação desta qualificação, já que depois de ter sido o mais rápido da segunda sessão lutou até ao final pela ‘pole’ com os pilotos da Mercedes.

Daniel RicciardoPouco depois de Ricciardo realizar uma volta em 1m44,546s é que Lewis Hamilton fixou aquela que seria a ‘pole position’ ao bater o australiano por menos de três décimas.

Mesmo assim o jovem piloto da Red Bull foi ovacionado pelo seu público. E não era caso para menos, ainda que a chuva tivesse ajudado Daniel Ricciardo a intrometer-se entre os favoritos Mercedes.

Embora estivesse na luta pela primeira fila da grelha até ao final da qualificação, Nico Rosberg teve de contentar-se com o terceiro tempo, a pouco mais de três décimas do seu companheiro de equipa.

O alemão da Mercedes divide a segunda fila com a outra surpresa destes treinos, o jovem Kevin Magnussen da McLaren, que garantira a passagem à terceira sessão depois de Kimi Raikkonen embater com o seu Ferrari contra o muro.

Kimi RaikkonenSem o finlandês na derradeira qualificação, as cores da Ferrari ficaram entregues a Fernando Alonso, que conseguiu o quinto lugar da grelha de partida, ainda que a mais de sete décimas de Hamilton.

O espanhol divide a terceira fila com Jean-Eric Vergne, o melhor dos homens da Toro Rosso, que beneficiaram da chuva e dos azares de Raikkonen e Sebastian Vettel para atingirem a terceira qualificação.

É que o campeão do Mundo teve uma tarde para esquecer, sendo uma sombra de Ricciardo no seio da Red Bull. Vettel quedou-se pela segunda qualificação ao realizar o 13.º tempo, só partindo do 12.º lugar da grelha de partida devido à penalização de cinco posições imposta a Valtteri Bottas devido à troca da caixa de velocidades após o terceiro treino livre.

Resultado da qualificação

1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m44,231s
2.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m44,548s
3.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m44,595s
4.º Kevin Magnussen (McLaren) 1m44,745s
5.º Fernando Alonso (Ferrari) 1m45,819s
6.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 1m45,864s
7.º Nico Hulkenberg (Force India) 1m46,030s
8.º Daniel Kvyat (Toro Rosso) 1m47,368s
9.º Felipe Massa (Williams) 1m48,079s
10.º Valtteri Bottas (Williams) 1m48,147s

Em destaque

Subir