Fórmula 1

Fórmula 1: Lewis Hamilton faz a festa em Silverstone após abandono de Nico Rosberg

HamiltonGraBretanha214HamiltonGraBretanha214 600Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, que este domingo se disputou no circuito de Silverstone, para gáudio do seu público, que compareceu em massa.

O inglês da Mercedes, que arrancou apenas da sexta posição da grelha de partida, aproveitou os problemas do seu companheiro de equipa Nico Rosberg, que liderou dois terços da corrida, aproveitando o facto de arrancar da ‘pole position’.

Grande parte do êxito de Hamilton deveu-se ao início fulgurante, já que após a largada ‘saltou’ de imediato para o quarto posto, tirando partido dos maus arranques de Sebastian Vettel e Nico Hulkenberg, depois conseguiu deixar para trás os dois homens da McLaren e partir na perseguição a Rosberg.

O alemão da Mercedes parou nas boxes do seu companheiro de equipa, e recuperou a liderança após o ‘pit-stop’ do inglês, mas Nico Rosberg acabaria por abandonar com problemas na caixa de velocidades do seu monolugar.

Com mais de 40 segundos de vantagem sobre os seus perseguidores, Lewis Hamilton pôde realizar uma segunda paragem sem ‘stress’ e cortar a meta com mais de meio minuto de vantagem sobre Valtteri Bottas. Mais do que isso, o inglês ficou agora a apenas quatro pontos da liderança do campeonato, ainda ocupada pelo seu companheiro de equipa.

MassaGraBretanha214 600Mas a prova britânica ficou também marcada pelo grande acidente que interrompeu a corrida à segunda volta, quando Kimi Raikkonen perdeu o controlo do seu Ferrari embatendo nas barreiras, não sem antes colher o Williams de Felipe Massa, cujo 200.º grande prémio foi também um dos mais curtos da sua carreira.

Enquanto o finlandês foi transportado à clínica do circuito como medida de percaução, uma vez que saiu do Ferrari a cambalear, o brasileiro conseguiu levar o seu Williams até às boxes, onde abandonou devido aos estragos na traseira do carro.

Quando a corrida foi retomada, Valtteri Bottas rumou ao seu melhor resultado de sempre, compensando a Williams da perda precoce de Felipe Massa. O finlandês realizou uma incrível recuperação da cauda da grelha para se chegar á terceira posição antes da desistência de Nico Rosberg.

Daniel Ricciardo completou o pódio e foi mais uma vez o melhor homem da Red Bull, ainda que tenha tido um começo de corrida complicada, perdendo algumas posições.

RicciardoGraBretanha214 600No entanto o bom andamento na segunda metade da prova e uma boa estratégia permitiram ao australiano concluir a corrida no terceiro posto, ainda que no final tenha visto Jenson Button aproximar-se perigosamente.

O inglês da Mclaren teve um começo de corrida fulgurante, apenas superado pelos dois pilotos da Mercedes, apesar de na segunda metade da prova ter sido superado por Ricciardo, que não alcançou por pouco.

Merece ainda destaque o duelo pela quinta posição entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel, onde o campeão do mundo levou a melhor, mas que levou a alguma polémica entre o espanhol e o alemão, que por rádio se recriminaram queixando-se às respetivas equipas.

Classificação

1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 2h26m52,094s

2.º Valtteri Bottas (Williams) + 30,135s

3.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 46,495s

4.º Jenson Button (McLaren) + 47,390s

5.º Sebastian Vettel (Red Bull) + 53,864s

6.º Fernando Alonso (Ferrari) + 59,946s

7.º Kevin Magnussen (McLaren) + 1m02,563s

8.º Nico Hulkenberg (Force India) + 1m28,692s

9.º Daniil Kvyat (Toro Rosso) + 1m29,340s

10.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) + 1 volta

Em destaque

Subir