Fórmula 1

Fórmula 1: Kimi Raikkonen desclassificado da qualificação por irregularidades no Lotus

KimiRaikkonen 210KimiRaikkonen bigKimi Raikkonen foi desclassificado da qualificação do Grande Prémio do Abu Dhabi devido a irregularidades no seu Lotus. Os comissários técnicos detetaram uma não conformidade ao regulamento no fundo do defletor dianteiro do monolugar.

Representantes da equipa foram ouvidos pelo colégio de comissários, que foram inflexíveis na ilegalidade do fundo do defletor que apresentava mais cinco milímetros do que o permitido. Mas os responsáveis da Lotus alegam que tal foi causado por danos feitos num corretor de uma curva do Circuito de Yas Marina.

Em comunicado a Federação Internacional do Automóvel disse que os comissários ouviram a explicação da equipa de que a peça relevante do Lotus tinha sido partida numa curva, mas que não puderam aceitar tal ocorrência como um acidente.

Aparentemente há uma razão para que a FIA não aceite as desculpas da equipa de Enstone, pois há antecedentes, já que no Grande Prémio da Hungria Romain Grosjean tinha escapado a uma penalização pelo mesmo motivo depois de ter batido com o fundo do defletor numa curva.

O castigo imposto a Raikkonen implica que não poderá tirar partido da sua melhor posição na grelha de partida desde o Grande Prémio da Alemanha. Assim o finlandês terá de arrancar de último para a corrida deste domingo.

Em destaque

Subir