Fórmula 1

Fórmula 1: Hamilton vence prova bastante atribulada em Suzuka

HamiltonJapao214HamiltonJapao214 600Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio do Japão, disputado este domingo no circuito de Suzuka. Uma prova atribulada e encurtada, devido ao mau tempo e também a um grande acidente que envolveu o Marussia de Jules Bianchi, que foi transportado ao hospital de helicópetro.

A corrida teve um começo pouco usual, atrás do safety car, devido ao mau tempo que se abateu sobre terras japonesas devido a um super tufão no Pacífico, já que a pista de Suzuka se apresentava completamente alagada.

Foram 20 minutos de neutralização e uma dezenas de voltas a ritmo lento, antes de se dar início à prova propriamente dita quando as condições melhoraram ligeiramente, ainda que a pista se apresentasse molhada.

Na ‘pole position’ Nico Rosberg assumiu o comando da prova levando Lewis Hamilton atrás de si. O inglês estava mais rápido e bastaram pouco mais de uma dezena de voltas para que consumasse a ultrapassagem ao seu companheiro de equipa, que se debatia com uma maior degradação dos seus pneus.

VettelJapao212 600Apesar de largarem atrás dos dois pilotos da Mercedes, os dois homens da Williams acabariam por não resistir ao melhor ritmo dos Red Bull e não tardou a que Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel deixassem para trás Valteri Bottas e Felipe Massa.

Uma estratégia mais acertada permitiu ao campeão do mundo colocar-se na terceira posição e levar a melhor sobre o seu companheiro de equipa, ainda que uma primeira paragem para colocar pneus intermédios tenha permitido a Jenson Button passar pelo terceiro posto.

O britânico da McLaren teria no entanto de contentar-se com a quinta posição, já que depois acabaria por não resistir ao melhor ritmo dos Red Bull com a pista menos molhada.

ButtonJapao214 600Mesmo assim o talento de Button à chuva foi suficiente para levar a melhor sobre Bottas e Massa, cujos Williams não estiveram à vontade no piso molhado como estiveram na pista seca durante a qualificação de sábado.

Classificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h51m43,021s

2.º Nico Rosberg (Mercedes) + 9,180s

3.º Sebastian Vettel (Red Bull) + 29,122s

4.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 36,818s

5.º Jenson Button (McLaren) + 1m07,550s

6.º Valtteri Bottas (Williams) + 1m53,773s

7.º Felipe Massa (Williams) + 1m55,126s

8.º Nico Hulkenberg (Force India) + 1m55,948s

9.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) + 2m07,638s

10.º Sergio Perez (Force India) + 1 volta

Em destaque

Subir