Fórmula 1

Fórmula 1: Hamilton vence em Sochi e a Mercedes garante o título de construtores

HamiltonRussia214HamiltonRussia214 600Lewis Hamilton venceu o primeiro Grande Prémio da Rússia de Fórmula 1 de sempre, que este domingo se disputou no novo traçado de Sochi. O inglês da Mercedes materializou o favoritismo evidenciado na qualificação, exercendo um grande domínio ao longo da prova.

No começo da prova Nico Rosberg ainda chegou a ameçar a liderança de Hamilton ultrapassando-o após a primeira curva, mas na travagem para a segunda curva o alemão alargou demasiado a trajetória e Lewis voltou ao comando da corrida que iria garantir até final.

As vibrações sentidas no seu Mercedes levaram Rosberg a rumar às boxes e a realizar o seu primeiro ‘pit stop’ no final da primeira volta. Isso obrigou-o a encentar uma grande recuperação durante o resto da corrida que o levaria à segunda posição final e assim limitar os danos no campeonato para o seu rival, ao mesmo tempo que contribuiu para a ‘dobradinha’ da equipa e o título de construtores por parte da mesma.

BottasRussia214 600Os problemas sentidos por Rosberg fizeram com que Valtteri Bottas fosse o adversário mais próximo de Hamilton durante grande parte da corrida, mas na parte final o finlandês da Williams não conseguiu manter o andamento e viria mesmo a perder o segundo posto, somando mais uma terceira posição.

Bottas nunca foi incomodado por Jenson Button, que bem cedo se colocou logo atrás de Hamilton e do finlandês da Williams, confirmando o bom acerto dos McLaren para a pista de Sochi. Do que beneficiou Kevin Magnussen, apesar de ter sido obrigado a partir de uma posição mais recuada na grelha de partia em virtude de uma penalização.

Durante muito tempo Fernando Alonso pareceu capaz de terminar a corrida à porta do pódio, mas em Sochi os Ferrari nunca mostraram um andamento capaz e poder manter-se nas posições cimeiras, e o sexto posto final foi o resultado possível para o espanhol.

AlonsoRussia114 600Classificação

1.º Lewis Hamilton (Mercees) 1h31m50,744s

2.º Nico Rosberg (Mercedes) + 13,657s

3.º Valtteri Bottas (Williams) + 17,425s

4.º Jenson Button (McLaren) + 30,234s

5.º Kevin Magnussen (McLaren) + 53,616s

6.º Fernando Alonso (Ferrari) + 1m00,016s

7.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 1m01,812s

8.º Sebastian Vettel (Red Bull) + 1m06,185s

9.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 1m18,877s

10.º Sergio Perez (Force India) + 1m20,067s

Em destaque

Subir