Fórmula 1

Fórmula 1: Hamilton vence em Singapura e regressa ao comando do campeonato

HamiltonSingapura214HamiltonSingapura214 600Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio de Singapura de Fórmula 1, que domingo se disputou no circuito urbano daquela cidade-estado do sudoeste asiático. Um triunfo que começou a construir no início da corrida, quando o outro piloto da Mercedes, Nico Rosberg, ficou parado no momento de início da volta de formação para a partida da corrida.

Os problemas mecânicos no monolugar do alemão acabariam por obrigá-lo a partir das boxes, e na última posição, para desistir poucas voltas depois quando as dificuldades se agravaram.

Apesar de deixar de ter a oposição do seu companheiro de equipa, Hamilton não teve a sua vida facilitada, pois apesar de conseguir construir uma vantagem confortável sobre Sebastian Vettel, acabaria por ver essa diferença esfumar-se com a entrada do ‘safety car’ em pista, devido a destroços resultantes de uma colisão entre Adrian Sutil e Sergio Perez.

Quando a prova foi retomada Lewis Hamilton viu-se obrigado a forçar novamente o andamento face à pressão de Sebastian Vettel e de Daniel Ricciardo, que ao trocarem para pneus macios na sua segunda paragem nas boxes ficaram em vantagem relativamente ao inglês da Mercedes, que se manteve coma mistura supermacia da Pirelli.

A degradação dos pneus obrigou Hamilton a uma terceira paragem nas boxes, deixando Vettel na frente da prova. Só que a rapidez do ‘pit-stop’, aliada à velocidade de ponta do Mercedes e aos pneus estarem mais frescos permitiu-lhe regressar à pista entre os Red Bull e depois atacar o campeão do mundo e recuperar o comando da corrida e vencer, reassumindo o comando do campeonato do mundo, com três pontos de vantagem sobre Rosberg.

VettelSingapura214 600Para Sebastian Vettel a segunda posição no traçado de Marina Bay foi o seu melhor resultado da temporada, e uma das raras vezes que esta época bateu o seu companheiro de equipa Daniel Ricciardo, fortemente aplaudido no pódio pelos muitos compatriotas australianos que se deslocaram desde a sua cidade-natal de Perth, a apenas 3 horas de distância de avião.

A quarta posição voltou a saber a pouco a Fernando Alonso, que na largada conseguiu passar os Red Bull e efetuar a primeira curva na segunda posição, mas que depois não lhes conseguiu resistir.  A Ferrari ainda tentou dar possibilidades ao espanhol de discutir a segunda posição ao fazê-lo parar nas boxes pela terceira vez, mas tal revelou-se infrutífero.

Da mesma forma que a estratégia de três paragens não resultou para Kimi Raikkonen, que após as primeiras paragens ficou mais longe de Felipe Massa, e que na última fase da prova não conseguiu ter pneus para resistir a Jean-Eric Vergne e Sergio Perez.

Sabia-se que Singapura não seria uma pista favorável aos Williams, mas uma corrida consistente de Felipe Massa proporcionou-lhe um merecido quinto lugar limitando os estragos. Infelizmente para Valtteri Bottas tudo foi mais complicado, já que no final da prova o finlandês arruinou a sua prova com uma saída de pista devido à degradação dos pneus, que o atirou para fora dos pontos.

MassaSingapura214 600Classificação

1.º Lewis Hamilton (Mercedes 2h00m04,795s

2.º Sebastian Vettel (Red Bull) + 13,534s

3.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 14,273s

4.º Fernando Alonso (Ferrari) + 15,369s

5.º Felipe Massa (Williams) + 26,772s

6.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) + 56,038s

7.º Sergio Perez (Force India) + 59,036s

8.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 1m00,641s

9.º Nico Hulkenberg (Force India) + 1m01,661s

10.º Kevin Magnussen (McLaren) + 1m02m230s

Em destaque

Subir