Fórmula 1

Fórmula 1: Hamilton vence em Austin e dilata vantagem sobre Rosberg no campeonato

HamiltonEUA2014HamiltonEUA214 600Lewis Hamilton deu um importante passo na direção do título mundial de Fórmula 1, ao vencer este domingo o Grande Prémio dos Estados Unidos, que se disputou no circuito das Américas, em Austin, somando a 32.ª vitória da sua carreira e batendo Nigel Mansell como piloto britânico com mais triunfos na F1.

O inglês da Mercedes partia da segunda posição, e arrancou atrás do seu companheiro de equipa Nico Rosberg, detentor da ‘pole position’, mas soube esperar pela altura certa para fazer as suas paragens nas boxes, gerindo também melhor a degração dos pneus do que o alemão.

E foi nessa altura que Hamilton assumiu a liderança para não mais a perder, e assim sair do Texas com 24 pontos de vantagem sobre Rosberg, que no terceiro terço da corrida procurou reverter a situação mas sem sucesso, tendo de se contentar com a segunda posição.

Atrás dos dois primeiros, foi inicialmente Felipe Massa quem levou vantagem, ultrapassando o seu companheiro de equipa Valtteri Bottas na largada. Arranque que também não foi famoso para Daniel Ricciardo.

RicciardoEUA214 600No entanto o australiano da Red Bull foi ganhando andamento com o decorrer da prova e nas paragens nas boxes acabaria por levar vantagem sobre os dois pilotos da Williams, quer aproveitando o facto de Bottas não ter os pneus à temperatura quando o atacou, e depois beneficiando de uma paragem mais demorada de Massa.

De uma assentada Ricciardo ganhou o acesso ao último lugar do pódio, enquanto o brasileiro e o finlandês da Williams se viram foram dele depois de partirem da segunda fila da grelha de partida.

Numa corrida neutralizada no começo por uma situação de ‘safety car’ motivada por uma colisão que eliminou Sergio Pérez e Adrian Sutil, Fernando Alonso rodou sempre longe das posições cimeiras e o sexto lugar só foi alcançado na fase final da prova, com um forte último terço de prova por parte do espanhol da Ferrari.

AlonsoEUA214 600O mesmo sucedeu com Sebastian Vettel, que, obrigado a arrancar das boxes, teve de encetar uma recuperação, procurando mesmo tirar partido de uma primeira paragem nas boxes em situação de ‘safety car’.

Mas o alemão nem sempre contou com um Red Bull nas melhores condições, e foi encontrando sempre muito tráfego. No final o campeão do mundo teria mesmo de se inclinar perante o mais forte andamento de Alonso, terminando na sétima posição.

Classificação final

1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h40m04,785s

2.º Nico Rosberg (Mercedes) + 4,314s

3.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 25,560s

4.º Felipe Massa (Ferrari) +26,924s

5.º Valtteri Bottas (Williams) + 30,992s

6.º Fernando Alonso (Ferrai) + 1m35,231s

7.º Sebastian Vettel (Red Bull) + 1m35,734s

8.º Kevin Magnussen (McLaren) + 1m40,682s

9.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) + 1m43,863s

10.º Pastor Maldonado (Lotus) + 1m47,870s

Em destaque

Subir