Fórmula 1

Fórmula 1: Hamilton garante primeira vitória pela Mercedes

HamiltonHungria2x210HamiltonHungria2Lewis Hamilton obteve a sua primeira vitória ao serviço da Mercedes ao impor-se no Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1, disputado este domingo no circuito de Hungaroring. O inglês dominou a prova desde o seu começo, tirando partido da ‘pole position’ e de uma boa estratégia.

Numa corrida marcada por intenso calor, foi importante a Hamilton a vantagem inicial que ganhou sobre Sebastian Vettel, de modo a que quando precisou de visitar as boxes o fez de modo a regressar no controlo da prova, só perdendo a liderança no primeiro ‘pit stop’, quando trocou os pneus macios com que iniciou o grande prémio.

A partir dessa altura o inglês da Mercedes soube gerir muito bem os jogos de pneus médios, por forma a que eles pudessem durar dois terços da corrida. Uma estratégia também seguida por Vettel, mas sem o mesmo sucesso, já que o alemão da Red Bull acabaria por perder a segunda posição na última paragem nas boxes, já que uma melhor estratégia acabou por permitir a Kimi Raikkonen terminar à frente do campeão do Mundo.

Sebastian Vettel ainda desferiu um derradeiro ataque ao segundo posto, mas o finlandês da Lotus fechou a trajetória ao alemão, que assim se teve de contentar com o último lugar do pódio, suficiente mesmo assim para reforçar a liderança do campeonato.

Embora tenha iniciado a corrida do 10.º lugar da grelha de partida, Mark Webber conseguiu capitalizar uma excelente estratégia para levar o segundo Red Bull ao quarto posto, já que ao deixar a utilização dos pneus macios para as últimas dez voltas conseguiu ir ganhando posições a adversários que partiram à sua frente, como foi o caso de Fernando Alonso.

O espanhol da Ferrari procurou imitar a estratégia seguida por Vettel mas não conseguiu que o segundo jogo de pneus médios durasse tanto tempo. O que acabaria por contribuir para que terminasse fora do pódio, como Romain Grosjean.

No entanto o francês da Lotus deve o seu sexto lugar a um incidente com Felipe Massa que lhe custou uma penalização com passagem pela via das boxes, já que Grosjean se mostrou um dos pilotos mais rápidos na pista magiar.

ButtonHungriaJenson Button concluiu a prova no sétimo posto depois de uma prova onde procurou contrariar o menor desempenho do seu McLaren com uma estratégia alternativa. A espaços o inglês deixou a ideia de que poderia ir mais além, mas o tempo perdido com a utilização de pneus macios apenas permitiu que ficasse à frente de Felipe Massa e do seu companheiro de equipa Sergio Perez.

O grande perdedor na Hungria foi mesmo Nico Rosberg. O alemão da Mercedes tentou ganhar posições no momento da largada mas foi infeliz quando recebeu um toque de Massa que o enviou para fora de pista. Ainda procurou uma recuperação mas a mecânica do seu monolugar acabou por obriga-lo a abandonar.

Classificação

1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h42m29,445s

2.º Kimi Raikkonen (Lotus-Renault) + 10,938s

3..º Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) + 12,459s

4.º Mark Webber (Red Bull-Renault) + 18,044s

5.º Fernando Alonso (Ferrari) + 31,411s

6.º Romain Grosjean (Lotus-Renault) + 32,295s

7.º Jenson Button (McLaren-Mercedes) + 53,819s

8.º Felipe Massa (Ferrari) + 56,447s

9.º Sergio Perez (McLaren-Mercedes) + 1 volta

10.º Pastor Maldonado (Williams-Renault) + 1 volta

11.º Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari) + 1 volta

12.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso-Ferrari) + 1 volta

13.º Daniel Ricciardo (Toro Rosso-Ferrari) + 1 volta

14.º Giedo Van der Garde (Caterham-Renault) + 2 voltas

15.º Charles Pic (Caterham-Renault) + 2 voltas

16.º Jules Bianchi (Marussia-Cosworth) + 3 voltas

17.º Max Chilton (Marussia-Cosworth) + 3 voltas.

Campeonato do Mundo – Pilotos

1.º Vettel 172 pontos

2.º Raikkonen 134

3.º Alonso 133

4.º Hamilton 124

5.º Webber 105

6.º Rosberg 84

7.º Massa  61

8.º Grosjean 49

9.º Button 39

10.º Di Resta 36

Construtores

1.º Red Bull  277 pontos

2.º Mercedes  208

3.º Ferrari 194

4.º Lotus 194

5.º Force India 59

6.º McLaren 57

7.º Toro Rosso 24

8.º Sauber 7

9.º Williams 1

F1hungria

Em destaque

Subir