Fórmula 1

Fórmula 1: Felipe Massa conquista primeira ‘pole position’ pela Wlliams

MassaAustria114MassaAustria114 600 Felipe Massa e a Williams foram os grandes dominadores da qualificação para o Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1, que este fim-de-semana se disputa no Red Bull Ring em Spielberg. O brasileiro conquistou a primeira ‘pole positon’ pela Williams, depois de bater o seu companheiro de equipa Valtteri Bottas.

Bem adaptados ao traçado austríaco, os monolugares de Grove mostraram-se rápidos desde a Q1, com Bottas e Massa a baterem-se com os pilotos da Mercedes. Depois o finlandês dominou grande parte da Q3, só sendo batido pelo brasileiro, até porque não conseguiu a marca realizada na sua primeira tentativa.

Nico Rosberg foi o piloto que mais se aproximou dos homens da Williams, mas teve desta vez de se contentar com o terceiro tempo, num contraste com o seu companheiro de equipa Lewis Hamilton, que cometeu vários erros e excedeu os limites da pistas.

Como consequência o inglês da Mercedes não conseguiu uma volta lançada na terceira qualificação e vai ter de partir do nono lugar da grelha para a corrida deste domingo.

Fernando Alonso soube aproveitar este deslize de Hamilton para colocar o melhor dos Ferrari no quarto lugar do ‘grid’, batendo todos os monolugares equipados com motor Renault.

Apesar de se tratar da ‘casa’ da Red Bull, o melhor piloto da equipa foi Daniel Ricciardo, que irá partir apenas da terceira linha da grelha, após ter realizado o quinto tempo, contrastando com o seu companheiro de equipa Sebastian Vettel, que desiludiu ao não conseguir passar à Q3.

KvyatAustria114 600Em contrapartida Daniil Kvyat levou o melhor dos Toro Rosso à sétima posição do ‘grid’, diante do segundo Ferrari, tripulado por Kimi Raikkonen, e atrás de Kevin Magnussen, também no único McLaren a atingir a terceira qualificação.

Resultado da qualificação

1.º Felipe Massa (Williams) 1m08,759s
2.º Valtteri Bottas (Williams) 1m08,846s
3.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m08,944s
4.º Fernando Alonso (Ferrari) 1m09,285s
5.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m09,466s
6.º Kevin Magnussen (McLaren) 1m09,515s
7.º Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1m09,619s
8.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m10,795s
9.º Lewis Hamilton (Mercedes) sem tempo
10.º Nico Hulkenberg (Force India) sem tempo

Em destaque

Subir