Fórmula 1

Fórmula 1: Ecclestone encerra processo pagando 74,5 milhões no tribunal de Munique

EcclestoneAcordoTribunal114EcclestoneAcordoTribunal114 600Bernie Ecclestone colocou um ponto final no processo que lhe fora movido num tribunal de Munique, por alegado suborno a um banqueiro alemão, entretanto deito. Isso foi conseguido depois do ‘patrão’ da Fórmula 1 ter conseguido um acordo com os procuradores germânicos no valor quase 74,5 milhões de euros.

Ecclestone, de 83 anos, foi levado a tribunal em Abril acusado de ter subornado o banqueiro Gerhard Gribowsky com um pagamento de 44 milhões de dólares, como parte de uma venda de uma larga ‘fatia’ de ações da CVC Capital Partner (detentora da F1) em 2006.

No acordo agorafirmado, da verba agora paga por Bernie Ecclestone, 90 por cento reverte para o estado da Baviera, enquanto 471 mil euros vão para uma instituição de solidariedade social.

O ‘patrão’ da Fórmula 1 disse que enviou o pagamento depois de Gribowsky ter ter prestado falsas declarações sobre o seu estatuto fiscal às autoridades do Reino Unido.

O procurador geral alemão disse no tribunal que a idade de Bernie Ecclestone foi tida em conta para que o acordo fosse feito. Se fosse considerado culpado, o ‘patrão’ da F1 poderia enfrentar uma pena de 10 anos de cadeia e perder o controlo da disciplina máxima do automobilismo.

Ao ler a sentença, o juíz Peter Noll, do tribunal de Munique, referiu que “os procedimentos serão temporariamente suspensos, com o acordo da acusação e do acusado”.

Em destaque

Subir