Fórmula 1

Fórmula 1: Domínio da Red Bull pode ter os dias contados

RedBullRedBull600Segundo Adrian Newey o domínio da Red Bull Racing pode terminar em 2014, apesar de no domingo ter somado mais um título mundial de construtores de Fórmula 1, no Grande Prémio da Índia.

O engenheiro britânico – o guru da aerodinâmica por detrás dos sucessos dos monolugares da equipa de Milton Keynes – diz que a superioridade da Red Bull Racing pode ter os dias contados, devido às alterações nos regulamentos na próxima temporada.

“Podemos continuar a dominar, mas não sei. Existem várias alterações aerodinâmicas, não tão significativas como em 2009, mas são muito significativas. Só depois de juntarmos chassis e motor poderemos ter uma noção do que pode acontecer”, afirma Newey.

“Há cada vez mais restrições, nomeadamente no ‘nariz’ dos carros e nas asas, alterações muito importantes, tal como nos escapes. As novas regras não apenas vão torná-los menos apelativos mais complicados de funcionar”, garante.

Contudo, e apesar do que diz Adrian Newey, a história da Fórmula 1 mostra que os técnicos sempre conseguiram encontrar ‘buracos’ no regulamento que permitem explorar qualquer possibilidade de adquirir uma vantagem, nomeadamente no campo da aerodinâmica.

Em destaque

Subir