Fórmula 1

Fórmula 1: Bandeira de xadrez foi mostrada cedo demais no Grande Prémio da China

HamiltonChina414HamiltonChina414 600O resultado do Grande Prémio da China de Fórmula 1 foi alterado após se verificar que a bandeirada de xadrez foi dada a Lewis Hamilton mais cedo do que o previsto. Um acontecimento bizarro, mas que teve as suas consequências.

A uma volta do final previsto o piloto inglês da Mercedes disse pelo rádio que a bandeira de xadrez já lhe tinha sido mostrada. Hamilton prosseguiu em ritmo de corrida para terminar na volta correta, mas os regulamenos exigem uma alteração dos resultados no caso de erro de sinalização.

Em termos de posições pontuáveis nada se alterou, mas a ultrapassagem de Kamui Kobayashi (Caterham) a Jules Bianchi (Marussia) não foi validada. O Artigo 43.2 do regulamento desportivo da Fórmula 1 justifica a alteração efetuada posteriormente.

“Se por alguma razão na sinalização de final de corrida (bandeira xadrês) for dada antes do carro do vencedor completar o número de voltas previsto, o tempo máximo previsto for completado, a corrida será considerada terminada quando o último carro cruzar a linha de meta antes do final ser dado”, lê-se no artigo em causa.

Em destaque

Subir