Fórmula 1

Fórmula 1: Adrian Newey alerta para ameaça de estagnação na disciplina

Adrian NeweyAdrian Newey 600Adrian Newey alertou para o risco da Fórmula 1 poder estagnar no futuro. O ‘guru’ técnico da Red Bull afirmou que há essa possibilidade se os regulamentos continuarem a ser cada vez mais restritivos.

Para Newey há demasiada complacência relativamente aos regulamentos fundamentados em redução de custos, porque serão sempre exploradas as zonas ‘cinzentas’ das regras, como o demonstram no passado recente o duplo difusor, as condutas em F e os escapes soprados.

O técnico britânico admite que algumas áreas foram inevitavelmente retidas por alterações nos regulamentos. “Penso que é parte do jogo e não me importo. Todos já esperávamos que as condutas em F seriam provavelmente proibidas e que subsequentemente iria acontecer o mesmo com o duplo difusor no final da temporada”, afirma.

“Tomou-se a decisão de se era desejável investir fortemente em perseguir essa tecnologia sabendo que seria banida rapidamente ou se deveríamos concentrar-nos noutras áreas que durassem mais tempo”, prossegue Newey.

Mas o responsável técnico da Red Bull sente-se frustrado pelo facto dos regulamentos continuarem a impor cada vez limites à liberdade dos projetistas: “Penso que é demais é uma pena, como tudo isto que proibiram – o escape é um bom exemplo – e há mais restrições”.

“É uma pena e um perigo que as regras continuem a ser mais e mais restritivas, até chegarmos a um ponto que o carro é mais ou menos desenhado pelos regulamentos. Então teremos, efetivamente, carros de GP1 que se diferenciam apenas pelo motor e pelo piloto. E Isso para mim não é Fórmula 1”, enfatiza.

Em destaque

Subir