Apresentações/Novidades

Ford vai ter modelos que não precisam de condutor

FordSemCondutor1

A Ford anunciou que vai lançar até 2021 modelos sem volante e nem pedais. O mesmo é dizer que vai construir automóveis que não necessitam de condutor, tendo estabelecido diversos acordos com inúmeras empresas tecnológicas para que tal seja possível.

Para além disso a marca da oval está a expandir o seu centro de pesquisa inovação em Palo Alto (Califórnia), que deverá ter o dobro da atual envergadura no final do próximo ano.

O desenvolvimento para os novos automóveis ‘autónomos’ está a ser feito através de vários protocolocos. A Ford está a trabalhar com uma série de empresas ‘star-up’ – incluindo um investimento na Voldyne, uma empresa que fabrica os sensores LIDAR.

Também adquiriu Civil Maps – empresa que mapeia em 3D, bem como a SAIPS, uma empresa israelita que constrói computadores e ‘software’ de ensino, e fez um acordo de licenciamento para a tecnologia ‘retina virtual’ da Nirenberg Neurosience LLC.

FordSemCondutor

Os responsáveis da Ford dizem que a empresa ainda não está numa fase em que possa mostrar um veículo ou possa avançar como será tal modelo. Em vez disso prefere focar-se em conseguir o ‘hardware’ e o ‘software’ que lhe permite estar pronta para construir um carro que não necessite de condutor.

O objetivo é fabricar um veículo standard em termos de automação, que lhe permite cumprir com todos os aspetos da condução, ainda que limitada a certas áreas e regiões aprovadas.

A sua aplicação posterior seria a ideal para frotas de partilha de veículos, com os inerentes benefícios ambientais de menor circulação em termos de número de automóveis simultaneamente nas estradas.

Em destaque

Subir