Apresentações/Novidades

Ford revela C-Max a energia solar

FordCmaxSolar 1FordCmaxSolar 600A Ford revelou uma versão muito especial do seu C-Max, movida a energia solar. Para já é apenas um ‘concept car’, mas também uma solução que permite carregar uma das fontes de energia através de uma tomada elétrica ou, em alternativa, fazê-lo a partir de um painel solar instalado no tejadilho do veículo.

Este protótipo será apresentado oficialmente numa feira dedicada a tecnologia que se realizará em Las Vegas (Nevada), e possui um enorme painel que funciona como uma lupa para direcionar os raios solares e recolher energia utilizada na motricidade do C-Max.

A Ford diz que um dia de exposição ao sol permite ao carro oito KW. O equivalente a quatro horas de carga da bateria na tomada elétrica. E com a combinação das duas fontes de alimentação este C-Max Solar Energy Concept consegue uma autonomia de quase mil quilómetros.

Os responsáveis pelo projeto afirmam que este pode ser um caminho a seguir pelos construtores automóveis no futuro de modo a utilizarem fontes de energia renováveis e limpas.

Contudo a Ford não é pioneira nesta solução, já que a Toyota também a adotou. A diferença é que o construtor norte-americano conseguiu que a energia solar gerada pelos painéis alimente o veículo e não apenas o ar condicionado, como fez a marca japonesa no Prius.

Em destaque

Subir