Motores

Ford GT 40 dita as leis em jornada de resistência no Estoril

George Nolte e Frank Stippler venceram a longa corrida de final de época que foram os 250 Km do Estoril, numa prova que esteve à altura das expetativas. A derradeira prova do Iberian Estoric Endurance teve duas horas de competição, com vários concorrentes a passarem pela liderança.

Para além da dupla do Ford GT 40, destacou-se o Marcos 1800 de Allen Tice e Chris Conoley, que venceu o Index de Performance.

Georg Nolte e Frank Stippler foram os primeiros a ver a bandeira de xadrez em mais uma jornada em que a paixão pelo desporto automóvel e pelos desafios de resistência marcaram a competição. O Ford GT40 foi um dos muitos icónicos modelos em pista, mas acabou por ser o que mais brilhou porque foi com o poderoso carro norte-americano que a dupla alemã triunfou e venceu a categoria H65-GTP.

Apesar de sair da ‘pole position’, o Ford GT40 afundou-se na classificação. Nesse momento, Michiel Campagne, com o seu impressionante Corvette Grand Sport, Jesus Fuster, no Porsche 911 RS 3.0, e Pedro Bastos Rezende, em modelo igual, saltaram para a frente. Foi entre este trio que se discutiu a liderança da corrida até à paragem nas boxes.

Com a troca de pilotos, o espanhol Fuster consolidou o primeiro lugar. Apesar de tudo, os cinco segundos não o deixava respirar. E isso foi evidente quando Paul Daniels e Carlos Barbot se aproximaram e começaram a fazer mais pressão. Esta tornou-se impossível de controlar e o inglês passou para a frente. A partir daí, a situação parecia estabilizada até que, a dez minutos do final de uma corrida de duas horas, Frank Stippler trouxe o atrasado Ford GT40 até ao primeiro lugar que defenderia até ver a bandeira de xadrez.

Allen Tice e Chris Conoley juntaram um prestigiante oitavo lugar de uma hipotética classificação geral à vitória, com o seu Marcos 1800, no Index de Performance.

Em destaque

Subir