Fórmula 1

Force India quer manter a eficácia

Otmar Szafnauer, o diretor da equipa Racing Point Force India, espera manter na próxima época de Fórmula 1 a eficácia evidenciada pela equipa nas temporadas anteriores.

Agora na posse de um consórcio liderado por Lawrence Stroll, a formação de Silverstone tem os meios para evoluir ainda mais até 2020. Pelo menos é isso que espera o seu responsável desportivo.

Na temporada que já terminou a Force India esteve regularmente nos pontos e se tivesse os mesmos meios da Renault poderia ter ocupado a quarta posição no campeonato de construtores.

Szafnauer acredita que com os recursos atuais a equipa vai ser mais competitiva no futuro: “Penso que 2020 nos dará uma maior mudança do que entre 2018 e 2019. Nós aprendos recentemente coisas que nos ajudarão com o carro de 2019. Dito isto o carro de 2019 foi concebido sem uma arquitetura maior, no momento da aquisição pelo consórcio. Porque o chassis já tinha sido fabricado”.

Antes de tudo o chefe da Racing Point Force India pretende eficácia, mas não entra em otimismos exagerados, porque sabe que mesmo com mais recursos nem sempre o desfecho é o esperado.

“Vi muitas vezes as equipas decidirem construir um novo túnel de vento, uma nova fábrica ou novas instalações e as performances do carro foram sofríveis, pois as mesmas pessoas que concebem e especificam uma fábrica são as mesmas que depois vão conceber o carro de corrida. Se fazemos um carro não podemos fazer outra coisa”, defende Otmar Szafnauer.

E o diretor da formação de Silverstone remata: “Devemos ter em atenção a um carro que não se debate assim que o estreamos – que é o que faremos – mais do que nos empenharmos nas nossas instalações ou na nossa infraestrutura. Devemos continuar a manter esta natureza eficaz que temos. Não podemos perder isso, e se temos um pouco mais de recursos financeiros que não percamos a eficácia, ainda que a produção possa melhorar”.

Em destaque

Subir