Fórmula 1

Force India conserva estatuto mas não os pontos

A mudança de nome em vésperas do Grande Prémio da Bélgica implicou a perda dos pontos da Force India no Campeonato do Mundo de Construtores de Fórmula 1.

Mas a equipa de Silverstone vai poder manter o seu estatuto no que a ajuda de custos – a ‘fatia’ de receitas resultante dos pontos conquistados – garantida pelo acordo existente entre as nove equipas da disciplina.

Em Spa-Francorchamps o chefe da Racing Force India, Otmar Szafanuer, explicou a situação: “As outras nove equipas assinaram um documento que nos permite conservar as recompensas conseguidas pela Force India nestes últimos anos. Em contrapartida temos de renunciar aos pontos conquistados esta época (59), pois eles foram conseguidos pela Force India, que já não se encontra inscrita no campeonato”.

“Vamos tentar conseguir o máximo de pontos nas corridas que faltam, de modo a otimizar as vantagens que vamos recolher no próximo ano”, referiu ainda Szafnauer, que admitiu que o no início da semana a equipa não tinha garantida a sua presença na prova belga.

“O plano inicial era fazer uma venda das ações, mas por razões que não compreendi bem isso é conseguido com venda de ativos. Tivemos de seguida de realizar uma nova inscrição e isso exigiu muito trabalho em muito pouco tempo. Conseguimo-lo em 48 horas, com o apoio da FIA, da FOM e dos nossos colegas, a quem agradeço”, acrescentou o diretor da Racing Point Force India – o nome pelo qual passa a agora a ser inscrita a equipa.

Em destaque

Subir