Nas Notícias

Forças Armadas e GNR convocadas para auxiliar a PSP na visita de Merkel pelo ar e no Tejo

psp carla duarteAs Forças Armadas foram convidadas pela PSP a fechar o espaço aéreo e a reforçar as patrulhas no rio Tejo, enquanto as tropas especiais da GNR vão ser colocadas de prevenção. Tudo para ‘blindar’ a chanceler alemã, Angela Merkel, dos protestos agendados para o dia 12.

A Polícia de Segurança Pública não hesitou em convocar auxílio especial para a receção à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, agendada para dia 12. As Forças Armadas receberam um convite para que “o espaço aéreo fosse fechado e que as patrulhas de segurança no rio Tejo fossem reforçadas”, conforme explicado por fonte policial citada pelo DN.

A colaboração militar na vigilância aérea e fluvial vai permitir à PSP concentrar-se nas operações em terra. A subcomissária Carla Duarte, sem revelar o número de agentes envolvidos, revelou que a operação de segurança para a visita de Merkel engloba as várias valências da força policial, incluindo investigação criminal, trânsito, aeroportuária e a Unidade Especial de Polícia.

O foco de atenção estará em Belém, junto à residência oficial do Presidente da República e do Centro Cultural de Belém (onde irá ser realizado um congresso com a presença da chanceler alemã), e na envolvência da residência oficial do primeiro-ministro. Garantindo que nenhuma rua será cortada, a subcomissária revelou que algumas zonas serão “blindadas” com “condicionamentos pontuais”. A única exceção será a Avenida da Índia, que terá o trânsito interdito a partir das 08h30.

Será “uma operação policial cuidada”, com “a preocupação de montar o policiamento” junto dos locais onde, previsivelmente, as manifestações populares de desagrado contra Angela Merkel serão mais exuberantes, assumiu Carla Duarte.

Em destaque

Subir