Nas Notícias

Força Aérea usa imagens térmicas e deteta queimadas noturnas

A Força Aérea esteve em missão de ajuda nos fogos florestais, neste fim de semana de altas temperaturas, e detetou várias queimadas e focos de incêndio, tendo dado indicações e apoiado os bombeiros no combate às chamas. Veja os vídeos que mostram o trabalho dos militares portugueses.

“Foram ativados, nos dias 27 e 28 de outubro, para missões de apoio no combate a incêndios, tendo detetado 13 focos de incêndio”, explica a Força Aérea.

Com sensores de deteção térmica, a Força aérea explica que o trabalho das suas tripulações militares “foram fundamentais para orientar os meios no terreno durante o combate aos incêndios no território nacional”.

“Após a deteção e monitorização dos focos de incêndio, as informações recolhidas pelas tripulações da Força Aérea eram processadas pelo centro de Comando e Controlo do Comando Aéreo e, de imediato, difundidas para o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS). Posteriormente, o CNOS disseminava essas informações pelos seus órgãos ou centros de coordenação locais, de forma a poder efetuar o combate com eficácia”, explica a Força Aérea.

As missões foram diurnas e noturnas, através de uma aeronave C-295M, em mais de 11 horas de voo.

Veja os vídeos:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=H7R1B8UOGK7X

Veja outro vídeo da ação dos militares:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=H5BUU94GHR4Y

Em destaque

Subir