Mundo

Força Aérea diz que avião português entrou na Finlândia “inadvertidamente” devido a manobra

Uma aeronave da Força Aérea portuguesa, destacada na Polónia no âmbito de uma operação da NATO, entrou “inadvertidamente no espaço aéreo da Finlândia” cerca de 500 metros, após uma correção de rumo, anunciou hoje este ramo militar.

“Uma aeronave da Força Aérea, destacada na Polónia no âmbito da operação Assurance Measures da NATO, entrou inadvertidamente no espaço aéreo da Finlândia, ontem [segunda-feira] ao final da manhã”, refere a Força Aérea em comunicado.

Segundo a nota, a missão decorria no Mar Báltico, entre a Estónia e a Finlândia, quando a tripulação do P-3C CUP+ efetuou uma “correção de rumo e não conseguiu evitar que o raio de volta ultrapassasse em cerca de 0,3 milhas náuticas (500 metros) o limite do espaço aéreo daquele país”.

A Força Aérea lamenta o sucedido, explicando que não se tratou de uma ação premeditada, mas sim de uma “consequência de uma manobra em voo”.

“Esta informação foi transmitida às autoridades finlandesas”, lê-se ainda na nota.

O Ministério da Defesa da Finlândia anunciou hoje que um avião de vigilância português violou o seu espaço aéreo e contactou as autoridades portuguesas.

Uma porta-voz da Defesa finlandesa, Niina Hyrsky, disse à imprensa que o incidente ocorreu na segunda-feira, às 06:00, a sudoeste da capital, Helsínquia.

Hyrsky escusou-se a dar mais pormenores, afirmando que a situação está a ser investigada pela guarda costeira finlandesa.

O ministro da Defesa Nacional disse que a Força Aérea portuguesa e as autoridades finlandesas estão a investigar em conjunto a violação do espaço aéreo daquele país nórdico por um avião de vigilância português.

“A Finlândia é um país amigo e naturalmente que, se há qualquer dificuldade, qualquer problema, nós investigamos o assunto em conjunto”, referiu João Gomes Cravinho aos jornalistas, à margem de uma conferência em Faro.

A Finlândia não é membro da NATO.

Em destaque

Subir