Mundo

Forbes revela que há mais pobres e multimilionários no mundo

multimilionarioA classificação das fortunas da revista Forbes permite perceber que há mais multimilionários do que nunca, num cavar de fosso entre ricos e pobres. Há 25 anos, quando esta publicação começou a estabelecer a lista dos mais ricos, havia apenas 140 nomes. Hoje, existem 1126 multimilionários.

Os ‘rankings’ da revista norte-americana Forbes permitem traçar uma evolução das fortunas pessoais, corroborando a tese de quem afirma ser cada vez maior o fosso entre ricos e pobres. A publicação confirmou o as diferenças, ao apresentar um número recorde de multimilionários.

Dos 140 ricos com que teve início a lista, há 25 anos, subiu-se para o recorde assinalado este ano, com 1126 multimilionários. Destes, apenas 104 são mulheres, que em conjunto terão uma fortuna de 4600 mil milhões de dólares.

Três portugueses integram a lista dos 1226 homens mais ricos do mundo, elaborada pela Forbes. A revista norte-americana avaliou o património do “trabalhador” Américo Amorim em 4400 milhões de dólares, sendo o 242.º posicionado na lista.

Em 491.ª aparece o dono do Pingo Doce, Alexandre Soares dos Santos, com 2500 milhões de dólares, enquanto Belmiro de Azevedo, da Sonae, terá uma fortuna que rondará os mil milhões de dólares, sendo o 1153.º da lista.

Slim, o mexicano afortunado

Carlos Slim, proprietário de um império económico que se destaca na área das telecomunicações, será o homem mais rico do mundo. É a terceira vez que este mexicano, com empresas em áreas tão diversas como a banca, imobiliário e mineração, lidera a lista da revista norte-americana, embora tenha ‘apenas’ 69 mil milhões de dólares, menos cerca de 5000 milhões do que em 2011.

O segundo lugar na lista é ocupado pelo cofundador da Microsoft, Bill Gates. Agora dedicado à filantropia, o norte-americano terá uma riqueza avaliada em 61 mil milhões de dólares, bem acima dos 44 mil do compatriota Warren Buffett, conhecido como um dos ‘gurus’ da bolsa.

 

A marca Louis Vuitton é o luxo do quarto homem mais rico do mundo, o francês Bernard Arnault (41.000 milhões), com outro gigante do vestuário, a Inditex, a elevar o espanhol Amancio Ortega (37.500 milhões de dólares) ao quinto posto na lista da Forbes.

Em destaque

Subir