Ciência

Folhas em decomposição contribuem para o efeito de estufa (com vídeo)

Uma equipa de investigadores dos EUA chegou a uma conclusão “surpreendente”: as folhas em decomposição libertam óxido nitroso, um gás que faz rir, mas que também contribui – e mais do que o dióxido de carbono – para o efeito de estufa e, consequentemente, do aquecimento global.

O resumo do estudo, hoje publicado pela revista Nature Geoscience, adianta que os danos causados pelo óxido nitroso (N2O ou protóxido de azoto, embora também mais conhecido por gás hilariante, uma vez que produz um ligeiro efeito anestésico que provoca risinhos) são mais prejudiciais para o ambiente do que os associados ao dióxido de carbono.

Sendo provocado pela decomposição das folhas, os cientistas estão assustados com um cenário catastrófico que esta descoberta apresenta: é impossível calcular quanto gás está preso nos gelos polares e será libertado com o decorrer do constante aquecimento global (que existe, apesar de Donald Trump não acreditar).

“Até agora, as emissões de óxido nitroso dos gelos do Ártico era considerados negligenciáveis”, lembra uma especialista de química dos solos do Ártico, Carolina Voigt.

Esta descoberta, classificada como “surpreendente” mas que em breve poderá ser ‘promovida’ a aterradora, foi confirmada pela análise a amostras de gelo permanente recolhidas do Ártico, no interior do qual se encontra o N20.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=32O4K87YSX77

Em destaque

Subir