Nas Notícias

Foi a um bar de Aveiro e esqueceu o copo na via pública? Esta notícia é para si

Criar repulsa pela quantidade de resíduos “esquecidos” e achados nos espaços públicos que circundam espaços de diversão noturna, bem como estimular os utilizadores a insurgirem-se contra comportamentos negligentes, são o principal objetivo desta ação.

“Esquecidos & Achados” é nome da campanha de sensibilização ambiental que decorre na Praça do Peixe, em Aveiro, nas noites de 26 a 28 de novembro, numa parceria com a SUMA.

Procurando evidenciar que o abandono de pequenos lixos – constituídos, nestas zonas, maioritariamente, por copos de plástico, garrafas e beatas –, representa um desrespeito pelos demais.

E pelo seu direito em usufruir de um espaço público limpo e salubre, pretende-se que a pressão social, que se procura evidenciar, cultive um perfil de heterofiscalização nos utilizadores.

Se a perda de um objeto de valor provoca inquietação no proprietário, deixar para trás o lixo produzido produzirá inquietação naqueles que o encontrarem.

Esta zona de diversão noturna será intervencionada por lixos ambulantes. Um copo de cerveja, de cola e uma beata esmigalhada que procuram os seus donos e se sentem infelizes por terem sido abandonados (os “extraviados”).

Através de um contacto pró-ativo, estas personagens irão interpelar os transeuntes de forma dinâmica e divertida, sensibilizando, ao mesmo tempo que interagem nos momentos de diversão e descontração, para as temáticas do acondicionamento e deposição dos pequenos lixos.

Em destaque

Subir