Nas Notícias

Fogo em Almada ameaça casas e leva ao corte do IC20 mas está 90% dominado

Um incêndio que deflagrou hoje na Trafaria, em Almada, no distrito de Setúbal, ameaçou várias habitações e levou ao corte do IC20, mas já está 90 por cento dominado, informou a Proteção Civil.

“Devido ao forte vento, o fogo propagou-se rapidamente gerando muito fumo, desenvolvendo-se junto às habitações, mas não há danos a registar. Apesar de ter estado muito próximo, os 160 operacionais apoiados por 49 veículos e os quatro meios aéreos conseguiram resolver a situação e temos 90 por cento do incêndio dominado”, adiantou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.

Segundo a mesma fonte, as operações de combate estão a correr “favoravelmente” e apenas há registar o “encaminhamento de uma jovem de 19 anos” para o Hospital de Garcia de Orta, em Almada, por inalação de fumo.

Ainda assim, acrescentou, “não é nenhuma situação preocupante” e a medida foi tomada apenas por “precaução”.

O alerta para a ocorrência foi dado às 16:20 e, pouco depois, foi necessário cortar o IC20 para “evitar que o incêndio passasse para o lado oposto” da estrada.

A operação foi bem-sucedida e, segundo o responsável, até às 20:30, o IC20 deve ser reaberto.

O CDOS advertiu ainda para que a população permaneça dentro de casa e feche as portas para evitar a entrada do fumo.

Segundo a página da Proteção Civil, pelas 19:30, o fogo ainda mobilizava 163 operacionais, 52 veículos e três meios aéreos.

Em destaque

Subir