Mundo

Fogo continua a consumir milhares de hectares na Califórnia

Vários incêndios continuavam hoje a devastar milhares de hectares no Estado norte-americano da Califórnia, onde as altas temperaturas e os fortes ventos registados naquela área estão a dificultar o trabalho dos mais de quatro mil bombeiros destacados.

Um dos incêndios, apelidado como ‘County Fire’, tinha hoje de manhã percorrido mais de 28.300 hectares na zona noroeste de Sacramento e apenas 5 por cento do fogo estava controlado, segundo indicaram os bombeiros do Estado da Califórnia (CalFire, na designação em inglês).

Mais de 2.100 bombeiros, apoiados por 187 veículos e 18 helicópteros, estão envolvidos no combate a este incêndio que deflagrou no sábado por razões desconhecidas no condado de Yolo. Posteriormente, o incêndio alastrou-se ao condado vizinho de Napa.

As autoridades californianas ativaram planos de evacuação, o que implicou a retirada de pessoas destas zonas em risco.

“O risco de expansão continua alto”, referiu a CalFire, precisando que as equipas continuam “a lutar contra o incêndio num terreno difícil”.

Um pouco mais para noroeste, outro incêndio, apelidado de ‘Pawnee Fire’, no condado de Lake, estava hoje cerca de 80 por cento controlado, depois de ter devastado perto de 6.000 hectares, indicaram os bombeiros californianos.

No terreno, mais de 2100 bombeiros continuam a combater as chamas que já destruíram 22 casas desde 23 de junho.

As autoridades locais manifestaram hoje algum otimismo por causa das previsões “de descida das temperaturas e do aumento da humidade”, referindo, porém, que os planos de evacuação continuam em vigor naquela área.

Um terceiro incêndio, o ‘Waverly Fire’ no condado de San Joaquin, foi declarado totalmente controlado na segunda-feira depois de ter destruído, desde sexta-feira, cerca de 5.000 hectares.

A Califórnia tem sido afetada por vários períodos de seca desde 2017 e no último inverno a região enfrentou os incêndios mais mortíferos da história mais recente daquele Estado.

Por exemplo, o ‘Thomas Fire’, que afetou a zona de Santa Barbara em dezembro último, foi considerado como o terceiro incêndio mais grave desde 1932, depois de ter provocado a morte de duas pessoas, de ter destruído mais de 1.000 habitações e de ter devastado cerca de 114 mil hectares.

O fogo foi declarado como completamente controlado em janeiro e oficialmente extinto a 01 de junho.

O incêndio também esteve na origem de um deslizamento de terras, que fez várias vítimas mortais.

A terra queimada não conseguiu absorver as fortes chuvas que caíram naquela zona em janeiro, o que provocou uma corrente de água e lama que matou 17 pessoas na área de Santa Bárbara.

Em outubro último, os incêndios que atingiram a região vinícola de Napa e Sonoma, a norte de São Francisco, mataram 40 pessoas e devastaram 100 mil hectares, nomeadamente áreas de floresta. As chamas também destruíram mais de 7.000 casas.

Em destaque

Subir