Economia

FMI: Selassie diz que Portugal “superou expectativas” mas alerta para problema da dívida

ababa_selassieAbebe Selassie, responsável do Fundo Monetário Internacional (FMI) pelo programa de resgate a Portugal, teceu elogios ao modo como o Governo tem implementado as medidas previstas, com resultados “encorajadores”, e revela que as “expectativas foram superadas”. No entanto, alerta para o desafio da dívida.

O diretor do FMI responsável pelo programa de ajuda a Portugal considerou nesta sexta-feira que a aplicação do mesmo tem sido bem sucedida e que superou o que estava programado. Abebe Selassie classificou os resultados como “encorajadores” e entende que a missão foi cumprida na sua plenitude.

As metas definidas aquando da definição do programa oram “atingidas”, o que foi possível, sobretudo, ao “amplo consenso” que Portugal conseguiu, em termos políticos, num ambiente que não gerou impasses ou recuos, com a participação de partidos do Governo, da oposição e de sindicatos, em concertação social.

“As políticas programadas foram aplicadas, com uma implementação muito forte, em virtude de um consenso alargado no país. Um ano após o início do programa, a situação é muito encorajadora. Em alguns aspetos, a melhoria superou as expectativas”, sublinhou o chefe da missão do FMI, que participava, em Washington, nas reuniões de Primavera.

Dados positivos a retirar do programa são, de acordo com o diretor do FMI, o combate ao défice e o aumento das exportações, o que representam um “sinal muito forte” de que o regresso ao crescimento económico pode estar para breve.

No entanto, apesar dos elogios, Selassie põe travão em euforias e realça que Portugal tem pela frente “enormes desafios”, relacionados com o problema da dívida e a necessidade de se financiar nos mercados.

Em destaque

Subir