Economia

FMI revê em alta as taxas de crescimento em Portugal

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em alta as taxas de crescimento em Portugal. Num relatório divulgado nesta sexta-feira, estima-se que o crescimento atinja os 2,5 pontos percentuais em 2017 e os dois por cento em 2018. Quando ao défice, a meta definida pelo Governo será alcançada “confortavelmente”, de acordo com o fundo.

Um relatório do FMI confirma as boas perspetivas, no que diz respeito ao crescimento. O documento, tornado público nesta sexta-feira, sustenta que a economia portuguesa deverá crescer 2,5 por cento, neste ano, mantendo a mesma tendência em 2018.

Na avaliação feita a Portugal, o fundo aponta “melhorias consideráveis” no curto prazo. Assim, o FMI faz uma revisão em alta: as perspetivas de crescimento para 2017 passam de 1,7 por cento para 2,5 pontos percentuais. Relativamente a 2018, os 1,45 previstos passam para dois por cento.

O documento destaca “um progresso notável” de Portugal, na forma como o país conseguiu enfrentar os riscos da economia, no curto prazo.

E esse facto ajuda a outra boa notícia: os técnicos do Fundo Monetário Internacional entendem que as metas de défice (1,5 por cento do PIB) serão confortavelmente atingidas.

Assim, o FMI corrige as suas previsões, depois de ter antevisto 2,1 por cento de défice em 2017. Em 2018, a mesma entidade antecipa um défice de 1,4 pontos percentuais, em vez dos 1,84 que antevira.

Em destaque

Subir