Economia

FMI quer financiamento limitado a países com dívida elevada

ababa selassieAbebe Selassie, responsável do Fundo Monetário Internacional (FMI), defende que “é necessário limitar o acesso ao financiamento em países com alto nível dívida”, como é o caso de Portugal. O país deve, segundo o chefe de delegação da troika, insistir no ajustamento, uma vez que a dívida portuguesa continua em níveis elevados.

O responsável da delegação do FMI que integra a missão da troika, Abebe Selassie, considera que Portugal tem conseguido “progressos notáveis, nos últimos 18 meses”, tendo em vista o ajustamento orçamental, mas que deve manter essa como principal prioridade.

“Portugal assinala progressos notáveis, em termos de reformas estruturais e consolidação orçamental, com grande sacrifício e determinação dos políticos e do povo português”, diz Abebe Selassie.

Em Washington, Selassie lembrou que a dívida portuguesa continua em níveis elevados, pelo que a prioridade do Governo deve ser combater esse endividamento. Até porque, segundo aquele responsável do FMI, “é necessário limitar o acesso ao financiamento em países com alto nível dívida”.

“O ajustamento orçamental é imperativo, para Portugal recuperar a capacidade de se autofinanciar a taxas de juro razoáveis”, defendeu. O FMI não vai rever as perspetivas de recessão para Portugal, em 2013, apontando para um por cento, à semelhança do Governo.

Em destaque

Subir