Nas Notícias

FMI/Previsões: Macau com recessão de 1,3% neste ano e 1,1% em 2020

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu hoje em baixa as previsões no relatório Perspetivas Económicas Globais para Macau, antecipando agora uma recessão de 1,3 por cento neste ano e nova contração da economia, de 1,1 por cento, em 2020.

De acordo com o documento, há uma forte revisão em baixa da evolução da economia macaense, já que no último relatório sobre a região, em abril, os técnicos do Fundo antecipavam um crescimento acima dos 4 por cento para este ano.

O relatório não dá explicações sobre a razão desta alteração significativa na previsão de crescimento económico, mas fica claro que o desemprego deverá manter-se abaixo dos 2 por cento, já que o FMI prevê uma estabilização da taxa no ano passado e neste e no próximo nos 1,8 por cento.

A inflação, por seu turno, deverá descer dos 3 por cento registados no ano passado para 2,4 por cento este ano e 2,7 por cento em 2020.

A economia de Macau está em recessão desde o primeiro semestre, já que os dados divulgados em agosto pelo serviço de estatísticas mostravam uma contração de 1,8 por cento no segundo trimestre, que ainda assim melhorou ligeiramente face à contração de 3,2 por cento registada nos primeiros três meses do ano face ao período homólogo.

Assim, no primeiro semestre, a economia macaense registou uma contração de 2,5 por cento, de acordo com os dados oficiais.

Em destaque

Subir