Economia

FMI: Portugal não pede ajuda, Governo de mãos atadas

 

FMI não recebeu pedidos de socorro por parte de Portugal, segundo garante a porta-voz do Fundo Monetário Internacional. Ministro das Finanças afirma também que o Governo não se sente legitimado para o fazer, por estar demissionário.

A garantia é da porta-voz do FMI. “Portugal não entregou qualquer pedido de ajuda financeira”, disse Caroline Atkinson, numa conferência de imprensa em Washington, precisamente na sede do Fundo Monetário Internacional.

Além de sublinhar que as dificuldades que Portugal enfrenta “são graves”, Atkinson recomenda que se tomem medidas no sentido de “reduzir o défice”.

Esse é o caminho que José Sócrates ou Passos Coelho vão seguir, quando um deles for chamado a governar. Até lá, Portugal não pedirá socorro ao FMI. A garantia é dada pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, e pelo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

“O atual Governo não tem qualquer legitimidade para pedir ajuda externa”, disse o titular da pasta das Finanças, o que vai ao encontro das declarações de Silva Pereira.

“Um pedido de ajuda ao FMI exigiria a aprovação de um programa de medidas”, disse o ministro da Presidência. E aprovar um programa de medidas “ultrapassa as competências de um Governo de gestão”.

Em destaque

Subir