Mundo

FMI diz que expansão da zona euro deverá moderar-se a partir de 2019

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a expansão da zona euro se mantenha “vigorosa”, mas de forma mais moderada a partir do próximo ano, segundo o relatório hoje divulgado.

O documento hoje divulgado – resultado da reunião do Conselho Executivo do FMI de segunda-feira que reviu o crescimento previsto este ano para a zona euro para 2,2 por cento, duas décimas abaixo do que tinha indicado em abril – estima que em 2019 o crescimento da zona euro abrande para os 1,9 por cento, em 2020 baixe para os 1,7 por cento e em 2021 recue para os 1,5 por cento.

As estimativas do FMI têm em conta principalmente a piores perspetivas para Alemanha, França e Itália.

Os principais ‘motores’ continuam a ser a procura doméstica, suportada por uma criação de emprego “sólida”.

O FMI, que situou as previsões de crescimento económico mundial em 3,9 por cento, tanto para este ano como para o próximo, diz que a inflação na zona euro deve demorar “alguns anos” a convergir com o objetivo do Banco Central Europeu de 2 por cento, mas deve ficar perto deste valor.

O desemprego deverá fixar-se nos 8,4 por cento este ano, baixar para os 8 por cento em 2019, 7,8 por cento em 2020 e 7,6 por cento em 2021.

O FMI considera que os atuais atritos comerciais dos Estados Unidos com vários parceiros comerciais, como a UE, são “a maior ameaça a curto prazo para o crescimento mundial”, já que “terão efeitos adversos na confiança, nos preços dos ativos e no investimento”.

Em destaque

Subir