Economia

FMI diz que cenário de recessão em Espanha “não tem precedentes”

Más notícias para Espanha, divulgadas hoje pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que coloca a economia espanhola na rota da recessão, em 2013, num “cenário sem precedentes”. As previsões de crescimento em 2014 também não são animadoras.

 O FMI prevê que a economia de Espanha contraia no próximo ano, sendo que em 2014 o crescimento no país vizinho será muito ténue, quase nulo, se o quadro macroeconómico na Zona Euro não se alterar.

“A economia reentrou num quadro de recessão, sem precedentes, com os níveis de desemprego elevados e com a dívida pública a subir rapidamente”, revela um relatório do FMI divulgado hoje, no âmbito de um processo de consultas periódicas aos membros da organização feito por aquela entidade.

Durante o ano de 2012, Espanha vai ter uma retração da economia na ordem dos 1,7 por cento. Já em 2013, é previsível que esse recuo atinja 1,2 pontos percentuais. No ano seguinte, as previsões de crescimento são muito pouco expressivas.

Estas perspetivas do FMI para Espanha vão de encontro previsões do próprio Governo e da Comissão Europeia. Contudo, numa análise ao quadro esperado para 2013, o FMI não é tão otimista.

No entanto, nem tudo são más notícias, já que o FMI nota que “os desequilíbrios estão a reduzir-se, sobretudo no que diz respeito ao “défice corrente, inflação e custos unitários do trabalho”, refere ainda este relatório. Num olhar global sobre Espanha, o órgão liderado por Lagarde considera que “a confiança dos mercados continua fraca”.

 

 

Em destaque

Subir