Mundo

Floresta de Robin dos Bosques em perigo devido a multinacional química

A mítica floresta de Sherwood, em Inglaterra, serviu de casa a Robin dos Bosques. Agora está ameaçada por uma empresa química que quer explorar o terreno para extrair gás de xisto atavés da perfuração.

A lenda de Robin dos Bosques remonta ao século XIII e conta-nos que este herói e os seus homens habitavam na floresta de Sherwood, no condado de Nottingham, na Inglaterra. Atualmente, com 423 hectares, esta mítica floresta encontra-se em perigo devido a uma multinacional química, a ‘Ineos’, que obteve autorização, por parte do Governo, para explorar uma parte do terreno e do subsolo de modo a extrair gás de xisto através da perfuração, segundo o ‘El Español’.

A exploração irá ocorrer a apenas 200 metros de um carvalho milenar, que segundo a lenda serviu de abrigo a Robin dos Bosques, segundo um documento oficial.

Como era de esperar, a notícia não agradou muita gente, entre elas ecologistas, que manifestaram o desagrado em relação à exploração.  “Não há lugar mais icónico para a história de Inglaterra do que a floresta de Sherwood, a casa de Robin Wood”, afirma Guy Shruble, ativista da associação Friends of the Earth ao El Español.

O ecologista alerta para o facto de ali habitarem espécies protegidas e árvores centenárias, revelando que ainda tem esperança que o Governo possa “voltar atrás e rescindir essa licença”. Para além disto, a Friends of the Earth realizou uma petição que já conta com cerca de 38 mil assinaturas para impedir a licença de exploração, alegando o perigo de atividade sísmica e outros fatores ambientais.

A ‘Ineos’ enviou um comunicado ao jornal espanhol ‘El Español’, em que reconhece que realmente existe uma autorização para que as explorações aconteçam. A empresa também assegura que em relação às espécies, “todos os protocolos vão ser tidos em conta para a sua salvaguarda”, não pondo de parte que é “necessário encontrar alternativas ecológicas”.

Em destaque

Subir